Notícias / Meio Ambiente

08/09/20 às 20:01

Brasil, Peru e Colômbia debatem soluções para reduzir poluição em rios amazônicos

Evento apresenta relatório técnico do Projeto Rio Limpos e caracterização dos resíduos sólidos

Mauro Arbex

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Brasil, Peru e Colômbia debatem soluções para reduzir poluição em rios amazônicos

Foto: Larissa Gaynett

A poluição dos rios amazônicos é hoje uma grande preocupação do Brasil, Peru e Colômbia, países que têm constatado, nos últimos anos, aumento da presença de resíduos sólidos, principalmente plásticos, nas águas que circundam a floresta. Para debater esse tema e propor soluções, representantes dos governos, empresas, universidades e ONGs dos três países se reúnem virtualmente amanhã e quinta-feira, dias 9 e 10.

O evento integra o Fórum Internacional Rios Limpos e tem apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional.

Um dos principais objetivos do evento é apresentar os resultados do relatório técnico do Projeto Rios Limpos, elaborado por especialistas, com estudos sobre a caracterização dos resíduos sólidos, o marco sociopolítico e levantamento de soluções nas cidades de Manaus (AM), Iquitos (Peru) e Letícia (Colômbia), que compõem a Bacia do Rio Amazonas.

O evento será transmitido ao vivo a partir das 9h30 (horário de Manaus) e 10h30 (horário de Brasília) pelo canal do YouTube da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia). A programação é aberta ao público e para se inscrever, basta acessar o link: bit.ly/ForumRios.

A abertura será realizada pelo superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, e será seguida por um vídeo explicativo sobre o fórum narrado pelo ator Mateus Solano.

Segundo a secretária executiva da SDSN Amazônia, Carolina Ramírez Méndez, o evento estimulará o intercâmbio de soluções entre os países e trará importantes avanços nos debates sobre a conservação dos recursos hídricos na Amazônia.  “O Fórum Rios Limpos promoverá discussões com a participação de diversos setores da sociedade que darão contribuições muito ricas para a gestão mais sustentável de resíduos sólidos e, assim, evitar a poluição nos corpos de água”, afirma.

A partir das 10h de amanhã, ocorre o Painel de Abertura Multissetorial, que abordará o cenário e as perspectivas sobre os resíduos sólidos flutuantes na Amazônia, além de estratégias que podem ser adotadas diante da realidade exposta pelo relatório preliminar do Projeto Rios Limpos. Durante os dois dias de debates, haverá a participação de especialistas dos três países organizadores.
  • Brasil, Peru e Colômbia debatem soluções para reduzir poluição em rios amazônicos
  • Brasil, Peru e Colômbia debatem soluções para reduzir poluição em rios amazônicos
  • Brasil, Peru e Colômbia debatem soluções para reduzir poluição em rios amazônicos
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet