Notícias / Política

07/09/20 às 17:32 / Atualizada: 07/09/20 às 18:20

Vídeo - Em discurso Lula ataca Bolsonaro e diz que oligarquias pariram um monstrengo

Para ex-presidente, milicianos, atravessadores de negócios e matadores de aluguel saíram das páginas policiais para as políticas

Carolina Linhares

Da Folhapress - São Paulo

Imprimir Enviar para um amigo
Vídeo - Em discurso Lula ataca Bolsonaro e diz que oligarquias pariram um monstrengo

Lula: elites foram coniventes com fuga de debates, discursos em defesa da tortura, apologia ao estupro, além de financiarem a disseminação de fake news.

Foto: Reprodução vídeo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a ocasião do Sete de Setembro, data da Independência do Brasil, para fazer um pronunciamento em que ataca o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelas mortes pelo coronavírus e pelo que ele classifica de ataque à soberania do país.
Segundo Lula, as elites conservadoras apoiaram Bolsonaro como forma de dar um basta à ascensão social promovida nos governos petistas, e as eleições de 2018 "jogaram o Brasil em pesadelo que parece não ter fim".

"Com ascensão de Bolsonaro, milicianos, atravessadores de negócios e matadores de aluguel saíram das páginas policiais e apareceram nas colunas políticas. Como nos filmes de terror, as oligarquias brasileiras pariram um monstrengo que agora não conseguem controlar, mas que continuarão a sustentar enquanto seus interesses estiverem sendo atendidos", disse.

Lula afirmou que as elites foram coniventes com fuga de debates, discursos em defesa da tortura, apologia ao estupro, além de financiarem a disseminação de fake news.

A fala nesta segunda (7), de pouco mais de 20 minutos, foi gravada e transmitida em redes sociais.
Além da pandemia, Lula aborda temas como preservação da Amazônia, direitos indígenas e quilombolas, defesa das vidas negras, combate à violência contra as mulheres, privatizações, teto de gastos e a frente de oposição a Bolsonaro.

"Estamos entregues a um governo que não dá valor à vida e banaliza a morte. Um governo insensível, irresponsável e incompetente, que desrespeitou as normas da Organização Mundial de Saúde e converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa", afirmou.

Lula afirmou que Bolsonaro trata os mortos pela Covid-19 com desdém, defendeu o SUS e o auxílio emergencial de R$ 600 –o governo afirmou que irá manter o pagamento, mas com valor de R$ 300.

O petista disse ainda que o país vice crise sanitária, econômica, social e ambiental, ressaltando que a pandemia atinge especialmente pretos, pobres e vulneráveis.

Lula criticou também a quantidade de militares que compõe o governo Bolsonaro, afirmando haver uma "escalada autoritária" que faz "lembrar os tempos sombrios da ditadura".

"O mais grave de tudo isso é que Bolsonaro aproveita o sofrimento coletivo para, sorrateiramente, cometer um crime de lesa-pátria. Um crime politicamente imprescritível, o maior crime que um governante pode cometer contra seu país e seu povo: abrir mão da soberania nacional", disse Lula.

Lula diz que lutou por liberdades, como a liberdade de opinião e manifestação, mas que o governo Bolsonaro promove a submissão do país aos Estados Unidos.

Ver o vídeo na íntegra abaixo>>>

 

Vídeo Relacionado

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Alberto, em 07/09/20 às 19:30

    Um discurso podre desse, só pode sair da boca de um verme, roubou a nação, acabou com famílias, golpeou sorrateiramente a os pobres e vem posar de bom moço. Bandido desqualificado

  • por Almir de Ávila Fernandes, em 07/09/20 às 17:49

    Petezada porcarias

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Heranças, negócios...

         É normal darmos importância ao que acontece no âmbito de nosso campo de visão, os chamados acontecimentos físicos para os quais normalmente estamos preparados para...

 

Enquete

Você votaria em Bolsonaro ou em Lula se as eleições fossem hoje?

 
 
 
Sitevip Internet