Notícias / Meio Ambiente

07/09/20 às 09:30

Fogo que atingiu RPPN Sesc Pantanal teve início em área no seu entorno, conclui perícia

Imprensa Sesc Pantanal

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Fogo que atingiu RPPN Sesc Pantanal teve início em área no seu entorno, conclui perícia

Foto: Jefferson Prado

O Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT) divulgou o laudo da perícia, realizada no dia 21 de agosto, que revela a origem do fogo que atingiu a Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN Sesc Pantanal), localizada em Barão de Melgaço.
 
Conforme o levantamento via satélite do CIMAN-MT, o ponto exato do foco inicial remete ao dia 2 de agosto. A causa do incêndio, aponta a perícia, foi a queima intencional de vegetação desmatada para criação de área de pasto para gado.
 
Foi encontrado, a cerca de 700 metros da sede da fazenda, um polígono completamente desmatado a corte raso com enleiramento de material vegetal e marcas de queimada recente. Margeando esta área foi encontrado galões de óleo diesel que, aparentemente, foram utilizados para incendiar as pilhas de material vegetal derrubado.
 
Não foi possível encontrar o dispositivo de ignição uma vez que a área já havia sido revirada e gradeada com o intuito de especificamente desconfigurar a causa e local do incêndio, concluiu a perícia. O incêndio, portanto, foi provocado por ação humana e os laudos encaminhados para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema) para que seja aberto inquérito e responsabilização dos infratores.
 
 
Diante do resultado da perícia, fica comprovado, conforme nota emitida anteriormente pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal, que nenhum foco de incêndio foi iniciado dentro da RPPN e sim no seu entorno. O Sesc Pantanal reconhece a importância dos órgãos competentes para identificação e responsabilização pelos princípios de incêndio que atingem não apenas a reserva, mas também comunidades pantaneiras, indígenas e fazendas na maior seca do bioma das últimas duas décadas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet