Notícias / Barra do Garças

06/09/20 às 21:59

Indígenas protestam contra nomeação de militar para coordenação do DSEI Xavante

Insatisfeitos com a maneira que a saúde indígena tem sido conduzida na região, os índios Xavante questionam a legitimidade da indicação

Andrezza Dias

Semana 7

Imprimir Enviar para um amigo
Indígenas protestam contra nomeação de militar para coordenação do DSEI Xavante

Foto: Reprodução

Lideranças indígenas do povo Xavante se reuniram nesta quinta-feira (3) com representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para a apresentação do novo coordenador do Distrito Sanitário Especial (DSEI) Indígena Xavante, o militar Gildo Henrique de Azeredo. O encontro aconteceu no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso, em Barra do Garças.

Gildo assumiu o cargo após a exoneração de Luciene Cândida Gomes. A nomeação foi feita pelo ministro de saúde interino Eduardo Pazuello em agosto.

O que era para ser uma reunião com cerca de 20 pessoas, inicialmente, tomou maiores proporções com a chegada de caciques, pajés e demais pessoas que são contra a nova indicação do Ministério da Saúde.

Insatisfeitos com a maneira que a saúde indígena tem sido conduzida na região, os indígenas questionam a legitimidade da indicação que, segundo eles, ocorreu sem diálogo prévio ferindo os direitos da comunidade.

Eles alegam que a nomeação de um militar que não conhece a realidade local é inadmissível. “Nós não queremos, não aceitamos. Se não ouvirem os nossos pedidos, nós vamos fechar o distrito (DSEI Xavante). Nós vamos brigar até o fim”, afirma o cacique Marcos, de Campinápolis.

Segundo o secretário da SESAI, Robson Santos, a reunião foi uma iniciativa da secretaria com apoio do Ministério Público (MP) visando apresentar o novo coordenador. Além disso, ouvir as lideranças, os principais problemas para corrigir falhas e atuar de forma proativa para a população indígena.

O encontro teve que ser dividido em turnos para evitar aglomerações.

Mato Grosso tem cinco distritos sanitários de saúde indígena, o maior deles é o DSEI Xavante com cerca de 22 mil índios, em 317 aldeias, dispersos em 14 Terras Indígenas em uma área de 1.387.126 km².

(Com informações do Comando Geral – TV Band)






Fotos: Reprodução
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Gilberto Figueiredo

Oficialização de Pazuello em Ministério garante continuidade de ações na Saúde

Foi com satisfação que recebi a notícia da permanência e oficialização de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. O gestor, que antes atuava como interino, assumiu oficialmente a pasta na...

 
 
 
 
Sitevip Internet