Notícias / Governo de MT

05/12/15 às 09:43

Demandas: Secretários recebem lideranças do Parque Nacional do Xingu

Luciana Cury | Gcom-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Demandas: Secretários recebem lideranças do Parque Nacional do Xingu

Liderado pelo cacique kayapó Megaron Txucarramãe, grupo pede apoio para a reforma emergencial da balsa do Rio Xingu

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, receberam nesta sexta-feira (04.12) 11 líderes indígenas do Parque Nacional do Xingu. O grupo, liderado pelo cacique kayapó Megaron Txucarramãe, reivindica apoio do Governo do Estado na reforma emergencial da balsa que realiza o transporte de carros e caminhões sobre o Rio Xingu.

As condições de trafegabilidade da MT-322 (antiga BR-080), especialmente no trecho que corta o Parque Nacional do Xingu, foi outro ponto relatado pelos indígenas. “Cheio de atoleiros e as duas pontes que existem dentro do parque já estão com madeira e estrutura comprometidas”, relatou o cacique.

Para melhorar as condições da rodovia, o secretário de Infraestrutura informou que o Governo do Estado doou óleo diesel e repassou recursos do Fundo de Transporte e Habitação do Estado (Fethab) à prefeitura de São Félix do Xingu para que a administração municipal realize obras de reparos nas estradas. “Além disso, emprestamos maquinários para que esse serviço de melhoramento da estrada seja feito”, explicou Duarte.  Ainda sobre a MT-322 o secretário de Infraestrutura se comprometeu em defender junto à bancada federal de Mato Grosso a federalização da rodovia.

Como resposta ao pedido de reforma da balsa utilizada para a travessia de veículos, o secretário-chefe da Casa Civil informou que até fevereiro de 2016 a empresa que for contratada para realizar o reparo na embarcação terá começado o serviço.

Na oportunidade, o grupo reforçou o pedido de ter na Superintendência de Assuntos Indígenas um nome indicado por eles. Para isso, entregaram uma lista com quatro nomes indicados por pelo menos 120 índios que integram o Parque Nacional do Xingu. “Quanto a isso irei tratar pessoalmente com o governador, assim que ele retornar da agenda que está cumprindo em Paris, para saber que resposta daremos ao povo indígena do Xingu”, afirmou Paulo Taques.  
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Não temos para onde fugir

            Neste momento de dificuldade que estamos todos passando e que o maior atingido na insegurança é o rico, pois que este além de sentir o pavor eminente da tristeza...

 
 
 
 
Sitevip Internet