Notícias / Saúde

24/08/20 às 21:42

Estado deixará de remunerar hospitais que não informarem sobre internações por Covid-19

Decisão tem base em Portarias da SES e do Ministério da Saúde que determinam a obrigatoriedade da notificação

Ana Lazarini | SES

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Estado deixará de remunerar hospitais que não informarem sobre internações por Covid-19

Até esta segunda-feira (24.08) há um total de 436 pacientes hospitalizados em UTI

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), deixará de repassar valores referentes aos leitos exclusivos para Covid-19 cofinanciados e contratualizados com hospitais que não informarem diariamente o número de hospitalizações realizadas. 

A obrigatoriedade da notificação ocorre em âmbito nacional e é determinada pela Portaria Nº 2.181 do Ministério da Saúde, divulgada em 19 de agosto de 2020. 

Em Mato Grosso, a atualização diária do número de internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermaria da rede pública e privada já era obrigatória desde o dia 24 de abril deste ano, quando foi publicada a Portaria Nº 141, que institui o IndicaSUS como Sistema de Informação. 

“É imprescindível a notificação diária desses dados para a coordenação adequada e efetiva da situação no Estado. Assim podemos fazer gestão epidemiológica dos casos mais agravados da Covid-19 e acompanhar o mais próximo da realidade a situação de cada leito”, explica Gilberto Figueiredo, secretário estadual de Saúde.

Até esta segunda-feira (24.08), conforme dados do IndicaSUS, há um total de 436 pacientes hospitalizados em UTI. Destes, 305 são pacientes internados em leitos pactuados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Já em leitos de enfermaria, o painel apontou um total de 534 internações, sendo 299 delas em leitos pactuados pela rede pública.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet