Notícias / Educação

22/08/20 às 08:32 / Atualizada: 22/08/20 às 08:52

Universitário de 92 anos se adapta à tecnologia e nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo

Gabriela Glette, Razões para Acreditar

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Universitário de 92 anos se adapta à tecnologia e nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo

Foto: Isabella Bucci

Não existe idade certa para realizarmos nossos sonhos e o universitário Carlos Augusto Manço, que entrou na faculdade aos 90 anos, é um dos maiores exemplos disto.

Hoje, com 92 anos e sem muita intimidade com a tecnologia, o senhorzinho tem se adaptado aos tempos de coronavírus e passou a assistir aulas online. Apesar de sentir falta das aulas presenciais e dos amigos que fez na faculdade de arquitetura, ele nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo: “Vai passar!”

Carlos é de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e assim como milhares de brasileiros, não conseguiu fazer uma faculdade enquanto era jovem por questões financeiras. Na época, ele optou por fazer um curso técnico em edificações e deixou o sonho da arquitetura para algumas décadas mais tarde.

Durante mais de 50 anos, ele trabalhou com desenho urbano e ajudou a projetar as obras do hospital universitário da USP Ribeirão Preto.

 
senhor universitário 92 anos 1
Foto: Isabella Bucci
 
Foi aos 90 anos que ele conseguiu realizar seu sonho de cursar a faculdade. Aluno exemplar, ele é a grande inspiração de seus colegas de classe, que podem entender muito mais de tecnologia, mas contam com a sabedoria de quem já viveu quase um século, inclusive para acalmá-los em tempos difíceis como o que estamos vivendo.

“Isso vai passar. Temos que manter a rotina em casa e deixar a mente funcionando”, disse ao jornal Estadão.

Nova Rotina

Apesar da saudade de seus colegas de classe, Carlos está sabendo lidar com o isolamento social e a nova rotina, hoje ao lado da família na Serra da Canastra – Minas Gerais. E olha que para quem nasceu 3 décadas antes da televisão chegar no Brasil, assistir aulas online tem sido um verdadeiro desafio.

O universitário tem dificuldades de digitar e problemas de audição, mas vem driblando tudo isso com muita sabedoria e resiliência, afinal, seu sonho é muito mais importante do que qualquer dificuldade.

“Tem horas que dá vontade de parar pelo volume de estudos, mas a vontade de continuar é maior. Para entrar no sistema de videoconferência, minha neta está me ensinando um pouco a cada dia”, explicou.

Aos jovens que também estão enfrentando dificuldades com a rotina de estudos à distância, Carlos deixa a dica de manter uma rotina regrada. Ele costuma acordar cedo para assistir as aulas, passa as tardes estudando e no tempo livre acompanha as notícias.

A positividade deste senhorzinho inspirador é repleta de sonhos e planos para o futuro, já que quando a pandemia acabar ele pretende estagiar em obras de hospitais — seu desejo há muitos anos!

 
senhor universitário 92 anos 2
Foto: Isabella Bucci

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Heranças, negócios...

         É normal darmos importância ao que acontece no âmbito de nosso campo de visão, os chamados acontecimentos físicos para os quais normalmente estamos preparados para...

 

Enquete

Você votaria em Bolsonaro ou em Lula se as eleições fossem hoje?

 
 
 
Sitevip Internet