Notícias / Notícias Gerais

20/08/20 às 12:18 / Atualizada: 20/08/20 às 12:24

As profissões que passaram a existir com o avanço da tecnologia

Marina Veloso

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Houve uma época em que se afirmava que a tecnologia faria com que muitas profissões deixassem de existir. Isso tem se confirmado com o passar das décadas, mas não representa algo essencialmente negativo.

Ao contrário do que se poderia prever, o homem não foi substituído pelas máquinas. Embora a tecnologia desenvolva-se a passos largos, é sempre necessário que exista um ser humano para comandar, avaliar e até mesmo reparar as ações envolvendo dispositivos tecnológicos. O que se nota, contudo, é a necessidade de qualificação de profissionais, tratando-se de algo que já vem acontecendo na sociedade.

 
Mudanças sociais ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico

Dentre as invenções dos últimos tempos, uma revolucionou de modo profundo as relações humanas: a internet. Ela foi responsável, dentre outras coisas, pela criação de novos estilos de comunicação. O conceito de distância ganhou uma relativização, já que é possível interagir com alguém que esteja em outro paíse e até mesmo fora do planeta, no caso de informações geradas por astronautas, por exemplo.

Alguns tipos de trabalhos de fato deixaram de ter aplicação no mundo permeado pela alta tecnologia, ao passo que novas formas de se trabalhar fizeram-se necessárias para atender as demandas da sociedade. Confira alguns perfis profissionais que estão condicionados à existência de elementos tecnológicos.


Alguns exemplos de profissões atreladas à tecnologia

Há alguns anos, determinadas maneiras de se trabalhar seriam impensáveis. Mesmo que o homem já se mostrasse preparado para mudanças suscitadas através do uso irrestrito da tecnologia, é fato que algumas aplicações ainda geram surpresa. No campo profissional, dentre as funções mais modernas estão as seguintes:

 
  • Desenvolvedor de aplicativos
Após a criação da internet, diversos programas foram desenvolvidos, já que cada um estava atrelado a alguma funcionalidade deste campo. Os aplicativos, antes mesmo do avanço da tecnologia móvel, mostravam-se como criações de grande importância ao homem. Isso se potencializou na última década, uma vez que smartphones e tablets caíram no gosto das pessoas. Dessa forma, esta profissão passou a se tornar uma realidade, ganhando cada vez mais adeptos.
 
  • Especialista em marketing digital
O marketing tradicional está relacionado de maneira direta a um caráter comercial. A vertente digital, por sua vez, alia a tecnologia para expansão ainda mais rápida de mercados consumidores, dentre outras utilizações. É possível até mesmo que alguém ganhe maior popularidade com o seu emprego. Por conta de sua relevância atual, muitas pessoas buscam capacitação nesta área.
 
  • Analista de redes sociais
Essa é uma das profissões que podem também estar ligadas ao marketing digital. O papel deste profissional, dentre outras coisas, é o de gerenciar o que é postado em mídias sociais. Trata-se de uma função que ganhou bastante popularidade entre grandes marcas, requerendo boa percepção acerca da reação das pessoas diante dos conteúdos que são veiculados.
 
  • Desenvolvedor de jogos
Considerado um tipo de diversão moderna, os jogos digitais atraem uma extensa gama de usuários diariamente. As plataformas para quem deseja jogar online são fruto do trabalho deste profissional. Todos os detalhes destes sites são projetados para que o usuário tenha uma experiência que seja do seu agrado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet