Notícias / Saúde

18/08/20 às 18:43

'Ela voltou a sorrir', diz diretor de hospital onde menina vítima de estupro teve gravidez interrompida

Do lado de fora da unidade de saúde, balões e cartazes de apoio à equipe médica foram colocados. Presentes, principalmente brinquedos, chegaram para a garota.

G1 PE e TV Globo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
'Ela voltou a sorrir', diz diretor de hospital onde menina vítima de estupro teve gravidez interrompida

Médico Olímpio Morais

Foto: Teresa Maia/UOL

A menina de 10 anos de idade que engravidou após ser estuprada pelo tio, no Espírito Santo, voltou a sorrir, depois que teve a gravidez interrompida, no Recife. De acordo com o médico Olímpio Morais, diretor do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), hospital em que a garota foi atendida, a criança só esboçou alguma felicidade depois que o procedimento foi realizado.
 
Olímpio Morais afirmou ainda, nesta terça (18), que a garota está bem e tem condições de ter alta médica, mas isso só poderá ocorrer depois que forem montados esquemas para preservar a vítima tanto em Pernambuco quanto no Espírito Santo.
 
"O melhor é que ela voltou a sorrir. Segundo a assistente social que veio com ela, foi a primeira vez que ela sorriu, desde o momento em que começou a acompanhá-la. Então, ela tem condições de alta, mas a gente tem que preparar todo um esquema não só aqui, em Pernambuco, como também no Espírito Santo, para que não aconteça nada com ela parecido com o que quase acontecia aqui", afirmou.
 
 
'Ela voltou a sorrir', diz médico sobre criança de 10 anos que fez aborto após estupro
 
A presença da criança, que fez o aborto legal, mudou a rotina do hospital. Do lado de fora, balões e cartazes de apoio à equipe médica foram colocados. Os presentes, principalmente brinquedos, não paravam de chegar para a garota, nesta terça. Um cenário bem diferente do clima de intolerância na chegada ao hospital, no domingo (16).

 
"Ela está num quarto com a avó dela e está recebendo todo tipo de presente. Perfume, maquiagem, livros, flores. Ela está bem, dormiu bem, tomou café e voltou a sorrir", disse o médico.
 
Nesta terça-feira (18), o tio da menina foi preso em Minas Gerais, na cidade de Betim. O crime ocorria desde quando a garota tinha 6 anos, em São Mateus, no Espírito Santo. A menina precisou vir para o Recife para interromper a gravidez porque, no estado de origem, os médicos do hospital em que ela foi atendida afirmaram que não tinham capacidade técnica para fazer o procedimento.
 
Criança estuprada que interrompeu gravidez no Recife ganha presentes — Foto: Reprodução/TV Globo
Criança estuprada que interrompeu gravidez no Recife ganha presentes — Foto: Reprodução/TV Globo

 
Protestos
 
No domingo (16), religiosos fizeram protestos e tentaram invadir a maternidade depois que a extremista de direita Sara Giromini violou o Estatuto da Criança e do Adolescente publicando na internet o nome da vítima e o local onde ela seria atendida.
 
No Recife, a assistente social Bruna Martins, que atendeu a menina, disse que nem ela nem a avó, que é a referência materna da criança, ouviram os protestos em frente ao Cisam.
 
Olímpio Morais disse, ainda, que foi em frente à maternidade para atrair a atenção dos religiosos para que a criança pudesse entrar na unidade hospitalar, no domingo (16).
 
"Ela não sofreu aqui, porque, quando eu vi que ela estava chegando e eles estavam obstruindo a entrada da maternidade, eu achei melhor sair para atrair a atenção deles, já eles sabiam que o carro estava vindo e anotaram a placa, porque também estavam no aeroporto. Foi um momento que eu trouxe a atenção deles, para conversar, eles se descuidaram e ela pode entrar na maternidade", disse o médico.
 
A pedido de Olímpio Morais, a Polícia Militar foi acionada para conter os manifestantes contrários à interrupção da gravidez da criança.
 
"Eu estava muito preocupado, falando com o secretário [estadual] de Saúde André Longo, que deu todo o apoio, o estado de Pernambuco. [Falei] 'André, está acontecendo isso, eu vou precisar de viaturas, até para garantir a segurança dela e do serviço. Não foi preciso [atuação da polícia], porque a viatura chegou", disse.
 
No domingo, grupos de mulheres também se reuniram no local para garantir que fosse cumprida a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, que permitiu o aborto previsto legalmente, seguindo recomendação do Ministério Público do referido estado.
 
Centro de referência
 
Desde 1996, o Cisam é reconhecido como um centro de referência para casos de aborto previstos por lei autorizados pela Justiça. Entre os mais de 3,5 mil partos que a maternidade realiza por ano, os médicos também atendem cerca de 70 mulheres vítimas de violência sexual. Dessas, por volta de 30 fazem o aborto legal, incluindo adultas, adolescente e crianças.
 
No Brasil, a cada hora, quatro meninas de menos de 13 anos são estupradas, segundo o Anuário de Segurança Pública divulgado em 2019. No entanto, as estatísticas oficiais não refletem o tamanho da realidade que transforma meninas em vítimas.
 
“Tem dados mostrando que 26 mil crianças engravidam [por ano] abaixo de 12 anos, o que, por lei, é estupro”, disse Olímpio Morais.
 
Junto com a alta médica, a menina de dez anos vai levar um documento para ser entregue ao Ministério Público do Espírito Santo, com recomendações de medidas protetivas para que ela possa seguir a vida com segurança. O documento recomenda que ela mude de endereço e receba uma nova identidade para ter a chance de recomeçar.

 
Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, da Universidade de Pernambuco (Cisam/UPE), localizado no Recife — Foto: Luna Markman/GloboNews
Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, da Universidade de Pernambuco (Cisam/UPE), localizado no Recife — Foto: Luna Markman/GloboNews

 
Foi sob a proteção do anonimato, que outra criança, de 9 anos de idade, de Alagoinha, no interior de Pernambuco, pôde interromper a gravidez de gêmeos. Ela, que também foi estuprada, passou pelo procedimento no Cisam. Mudou de cidade, de nome, de escola, e escapou do preconceito.
O programa Pró-Marias, de atenção a mulheres e adolescentes em situação de violência sexual e doméstica, do Cisam, está orientando a menina e elaborou o documento com os caminhos para que ela tenha direito ao futuro com menos traumas.
 
“Eu recomendaria, sim, que ela saísse desse lugar, que fosse morar num lugar onde ela possa viver com tranquilidade, para preservar a saúde mental dela. Essa menina precisa ser protegida, acolhida por pessoas que entendam a questão dela. Ela precisa não ficar exposta a esses ataques, que podem se prolongar por muito tempo”, disse Valquíria Pereira Ferreira, coordenadora do Pró-Marias.
 
Prisão
 
 
Tio suspeito de estuprar e engravidar menina de 10 anos no ES é preso em MG
 
Segundo a Polícia Civil, o homem de 33 anos que é suspeito de ter estuprado a criança não resistiu à prisão e foi localizado em Minas após um trabalho de inteligência. Ele estava na casa de parentes. Os policiais conseguiram o contato dele e negociaram a entrega. Os agentes saíram de Vitória, no Espírito Santo, na segunda (17), e foram a Betim para fazer a prisão.
 
O homem segue para o Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, na Grande Vitória. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável e ameaça e estava foragido desde a última semana.
 
Após o procedimento, equipes da Polícia Científica de Pernambuco coletaram amostras genéticas do feto e da criança, após uma determinação da Justiça do Espírito Santo.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet