Notícias / Agricultura

03/12/15 às 11:38

Uso correto de tecnologias de aplicação reduz custo com defensivos

GECOM Senar-MT com Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Pontas de pulverização, tamanho de gota, jato cone, volume de calda e redução de deriva foram alguns dos aspectos abordados pelo pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Alisson Mota, durante a palestra "Tecnologia de Aplicação de Defensivos", ministrada na noite desta quarta-feira (02.12), no auditório do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis. A palestra faz parte do Projeto Soja Brasil, que já passou por oito municípios de Mato Grosso desde o dia 23 de novembro.
 
"Vários produtos são lançados no mercado todo ano. Com informações obtidas por meio de pesquisas em laboratórios, o produtor pode ter um parâmetro para a tomada de decisão, ou seja, comprar de acordo com sua necessidade", comenta o pesquisador. "Com o equipamento certo e aplicação adequada do defensivo é possível reduzir custos na lavoura", garante Alisson Mota.
 
A noite ainda contou com a palestra do pesquisador da Embrapa, Amélio Dall’Agnol, que trouxe várias dicas para que o produtor consiga economizar e obter algum lucro ao final da safra. Nesta lista de dicas está a gestão da propriedade e o uso de adubos somente quando houver necessidade e aplicação de defensivos. Outra ferramenta, segundo o pesquisador, é o Manejo Integrado de Pragas (MIP). "Para que gastar dinheiro com defensivos que matam até os inimigos naturais da praga? Esses inimigos vivem exatamente para comer a praga", argumenta.  
 
As palestras foram ministradas na noite de terça-feira (01.12) na sede do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, no oitavo dia do Projeto Soja Brasil realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Canal Rural, Aprosoja Brasil e diversos outros parceiros em 2015.  
 
BOAS VINDAS - A presidente do Sindicato Rural, Giovana Velke, que tomou posse a menos de um mês, deu boas-vindas aos participantes e reforçou a importância do conhecimento na vida de quem produz. Ela lembrou que o Senar-MT é parceiro do sindicato na realização dos treinamentos para a capacitação do homem do campo. "Se vocês precisarem de algum curso procure o sindicato que vamos apresentar a demanda ao Senar-MT. Auxiliar o produtor e o trabalhador rural é o nosso papel", completou Giovana.
 
O supervisor agrícola, Renato Boff, foi um dos que se interessaram pelo tema e viajou de Tangará da Serra a Campo Novo do Parecis para participar do programa Soja Brasil. "Fiquei sabendo do evento por meio de um grupo de whatsapp e vim participar", revela. "Hoje uma das maiores preocupações dos produtores e com o custo do agrotóxico e com sua eficiência. Saber algumas dicas de como fazer a aplicação de forma correta é muito importante", avalia.
 
A Caravana permanece em Campo Novo dos Parecis na manhã desta quinta-feira (03.12). A Carrega Brasil, carreta da caravana, está estacionada em frente ao Sindicato onde são realizadas as oficinas práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) e de Tecnologia de aplicação de defensivos para o setor de máquinas e implementos agrícolas. Depois a caravana segue para Sapezal.
 
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CARAVANA
 
Dezembro – Segunda Semana   
Sexta-Feira – 04.12 - Campos de Júlio
 
Janeiro 2016 - Primeira Semana
Segunda-Feira – 11.01 - Porto Alegre Norte   
Terça-Feira – 12.01 - Querência
Quarta-Feira – 13.01- Canarana
Quinta-Feira 14. Água Boa
Sexta-Feira  - 15.01 - Nova Xavantina
          
Janeiro 2016 - Segunda Semana
Segunda-Feira – 18.01 - Campo Verde           
Terça-Feira – 19.01 - Primavera do Leste
Quarta-Feira – 20.01 - Pedra Preta
Quinta-Feira – 21.01 - Itiquira                                                                               
Sexta-Feira – 22.01 - Alto Araguaia

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet