Notícias / Saúde

17/08/20 às 09:24 / Atualizada: 17/08/20 às 09:29

DSEI Xavante e DSEI Cuiabá recebem reforço de saúde no sudeste do Mato Grosso

Sesai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A terceira fase da Missão Xavante de combate à COVID-19 está atendendo indígenas dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) Xavante e Cuiabá, de 10 a 16 de agosto, no sudeste do Mato Grosso.



Os atendimentos médicos estão sendo realizados nas áreas de abrangência dos Polos Base Água Boa e Sangradouro. A maioria da população atendida é das etnias Xavante e Bororo. O objetivo da missão interministerial é reforçar o trabalho das equipes de saúde dos Distritos no enfretamento da pandemia causada pela COVID-19.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, enviou duas toneladas de suprimentos médicos como medicamentos, testes rápidos para COVID-19 e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os Polos Base. O Ministério da Defesa enviou uma equipe de 24 profissionais de saúde das Forças Armadas para atendimento local, sendo enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos especialistas como ginecologistas, pediatras e infectologistas.

As Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) dos DSEI rotineiramente prestam serviços básicos de saúde nas aldeias. A missão está reforçando o trabalho dos 334 profissionais de saúde indígena que atuam nos DSEI Xavante e 340 que atuam no DSEI Cuiabá. Durante as ações interministeriais, as EMSI realizam a triagem dos pacientes e encaminham aos profissionais das Forças Armadas para atendimento especializado. Além disso, o governo do Estado do Mato Grosso está dando apoio com uma unidade móvel de vacinação.

 

O secretário especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva destaca que estas missões interministeriais são uma resposta do Governo Federal às áreas indígenas mais afetadas pela pandemia. “Fizemos ações semelhantes e de forma conjunta em Roraima, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São ações efetivas que buscam de forma ativa não só os problemas relacionados à COVID-19, mas, também, como em outras especialidades médicas. É atuando desta forma que o Governo Federal tem trazido apoio e suporte às populações indígenas brasileiras”, afirma.

A primeira fase da Missão Xavante ocorreu de 27 de julho a 2 de agosto nos Polos Base de Campinápolis e São Marcos do DSEI Xavante. A segunda fase, de 3 a 9 de agosto, nos DSEI Araguaia e Xavante, no nordeste do Mato Grosso. No total, a SESAI enviou quatro toneladas de suprimentos médicos para as três fases da missão interministerial.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet