Notícias / Saúde

15/08/20 às 12:21 / Atualizada: 15/08/20 às 12:33

Governo federal executa etapa final da Missão Xavante

Assessoria de Comunicação / Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo federal executa etapa final da Missão Xavante

Foto: Ministério da Defesa

Os ministérios da Saúde e da Defesa realizam a terceira e última etapa da Missão Xavante para reforçar o combate à Covid-19 em comunidades indígenas da região Centro-Oeste. A missão, que tem o apoio da Fundação Nacional do Ìndio (Funai), conta com uma equipe de saúde multidisciplinar das Forças Armadas, enviada ao município de Barra do Garças, no estado de Mato Grosso.
 
Os 23 profissionais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, oriundos de várias partes do País, ficarão alojados durante toda a semana no 58º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado no município de Aragarças, em Goiás, que será a base da missão. De lá, nos três primeiros dias, seguirão 240 km para atendimentos no Polo Base Sangradouro e na aldeia Meruri.
 
Nos três dias seguintes, irão para o Polo Base Água Boa, a 250 km de Aragarças, e realizarão atendimentos no entorno, nas Aldeias Caçula, Pimentel Barbosa e Tritopá. O transporte diário será feito por meio de helicópteros Jaguar e Cougar, do Exército.
 
Para essa terceira fase da Missão Xavante, o Ministério da Saúde enviou duas toneladas de suprimentos médicos, entre eles, equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos e testes para Covid-19. 
Missao Xavante2
Foto: Ministério da Defesa

Para participar da missão, todos os integrantes precisam apresentar o exame molecular de RT-PCR negativo, sendo que, a partir do momento da coleta, ficam em quarentena. Além disso, antes do embarque para as terras indígenas, são realizados testes rápidos imunológicos (IgM e IgG) e inspeção sanitária para comprovar a ausência de sinais e sintomas que possam sugerir a doença pelo novo patógeno.
 
Em função da extensa área de abrangência populacional e territorial, a missão Xavante de apoio às comunidades indígenas da região Centro-Oeste do País foi dividida em três fases. Na primeira etapa, foram realizados atendimentos em aldeias dos Polos Campinápolis e São Marcos, no período de 27 de julho a 1º de agosto. Na segunda, a missão seguiu para São Félix do Araguaia, Santa Terezinha e aldeias da região, como Fontoura e Santa Izabel, entre3 e 9 de agosto.
 
Ao todo, foram beneficiados mais de 12 mil indígenas durante a Missão Xavante. As populações atendidas são definidas de acordo com o estudo do perfil epidemiológico realizado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde.
 
Missao Xavante3
 
 Com informações do Ministério da Defesa

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet