Notícias / Nacional

14/08/20 às 16:43

Aprovação a Bolsonaro sobe e é a melhor desde o início do mandato, diz pesquisa

Rejeição de presidente cai dez pontos desde junho, enquanto auxílio emergencial era pago

Natallie Valleijo

Diário do Poder

Imprimir Enviar para um amigo
Aprovação a Bolsonaro sobe e é a melhor desde o início do mandato, diz pesquisa

Gráfico mostra índices da aprovação do presidente Jair Bolsonaro, segundo pesquisa Datafolha

Nova pesquisa do Instituto Datafolha aponta que o presidente Jair Bolsonaro está com a melhor avaliação desde que começou o mandato, com um crescimento da aprovação e uma queda na rejeição. Segundo o levantamento, 37% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, ante 32% que o achavam na pesquisa anterior, feita em 23 e 24 de junho.

A queda na rejeição do presidente foi mais acentuada ainda: caíram de 44% para 34% os brasileiros que o consideravam ruim ou péssimo neste período.

O maior crescimento de apoio e o maior tombo na rejeição de Bolsonaro foi na região Nordeste, onde a aprovação subiu de 27% para 33% e a reprovação caiu de 52% para 35% . Aumentou também o número de pessoas que consideram o governo regular: de 23% em junho para 27% neste momento.
 
A melhora na avaliação de Bolsonaro coincide com a moderação do discurso do presidente nos últimos meses. Desde a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro na Alerj, o presidente abandonou a confrontação pública com outras instituições. O mesmo período marca a consolidação do auxílio emergencial de R$ 600 recebidos por trabalhadores informais durante o período da pandemia.

Em toda a série no governo Bolsonaro, a melhor marca que o presidente havia atingido foi de 33% de ótimo ou bom, registrada duas vezes, em abril e maio de 2020.
 
O Datafolha também mediu a confiança no presidente. Disseram nunca confiar em Bolsonaro 41% dos entrevistados, enquanto 22% sempre confiam e 35% disseram confiar “às vezes”.
 
Devido à pandemia, o Datafolha fez as entrevistas por telefone. Foram entrevistadas 2.065 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. As informações foram publicadas no site do jornal “Folha de S.Paulo”.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Gilberto Figueiredo

Oficialização de Pazuello em Ministério garante continuidade de ações na Saúde

Foi com satisfação que recebi a notícia da permanência e oficialização de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. O gestor, que antes atuava como interino, assumiu oficialmente a pasta na...

 
 
 
 
Sitevip Internet