Notícias / Assembleia Legislativa MT

13/08/20 às 17:24

MT: Deputados aprovam mudança nas regras de aposentadoria dos servidores públicos estaduais

Nove das 112 emendas foram aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça

Repórter Thiago Marcolini

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
MT: Deputados aprovam mudança nas regras de aposentadoria dos servidores públicos estaduais

Foto: Divulgação

Deputados estaduais do Mato Grosso aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2020, que prevê mudanças nas regras de aposentadoria dos servidores públicos mato-grossenses. Nove das 112 emendas apresentadas foram aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça, após seis meses de análise na Casa.

O texto foi aprovado por 16 votos a 8. Pela nova proposta, o cálculo para a aposentadoria dos servidores leva em consideração a média aritmética simples das 80% maiores remunerações da vida funcional, alterando o texto original que previa a média simples de 100%. Os servidores da Polícia Civil, agentes socioeducativos e penitenciários se aposentam com o total da última remuneração, e com a idade mínima de 50 anos, para ambos os sexos. 

O texto aprovado pelos parlamentares prevê também que qualquer servidor público que troque de cargo, por aprovação em novo concurso, não terá quebra de vínculo com o serviço, desde que o prazo entre a exoneração do cargo anterior e a posse no novo trabalho não exceda 30 dias.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet