Notícias / Agricultura

07/08/20 às 14:09

Canarana: Gergelim tem produção rentável na atual safra

Pedro Silvestre

Canal Rural

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana: Gergelim tem produção rentável na atual safra

Colheita de gergelim na fazenda Figueiredo em Canarana – MT

Foto: Agritex

Considerada uma boa alternativa para a segunda safra, a plantação de gergelim está em plena expansão em Mato Grosso e a colheita está praticamente encerrada na atual safra. Produtores, no entanto, ainda tentam achar uma regularidade na produtividade, que carece de pesquisa e manejo adequado.

De olho nessa novidade, o produtor Edson Sefstron, está em seu segundo ano de produção do gergelim e alega satisfação com o desempenho da lavoura. “Tivemos uma média boa de 517 quilos já entregue no armazém limpo e seco. O valor ajudou também, pois é um investimento baixo porque nossa terra está bem corrigida, foi só o tratamento de ervas, pragas e doenças, adubação foliar e a semente, deu um lucro esse ano e pretendemos aumentar a área o ano que vem”, disse.

O município de Canarana é o maior produtor de gergelim no Brasil. De acordo com o Sindicato Rural, quase 100 mil hectares foram cultivados nesta safra, com uma produtividade média em torno de 500 quilos por hectare, abaixo do alcançado em outros anos.

“O gergelim, neste momento, é uma cultura que necessita de pesquisa. Há vários anos não tem mais pesquisa de gergelim, inclusive teve variedades dessas que a gente utiliza há alguns anos que já tiveram problemas de doenças, reduzindo a média da produtividade na região. É uma cultura em expansão e toda cultura que é em expansão começa a aparecer os problemas, mas nós temos que ir nos organizando até que a pesquisa indique uma variedade mais adaptada e uma variedade que a, partir daí, o produtor de semente comece a multiplicar e aí a gente tem como comprar desses produtores de sementes para seguirmos o nosso trabalho”, disse o segundo vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa.

Segundo Marcos da Rosa, a cultura é promissora e uma alternativa de renda. “O gergelim no Brasil atende apenas 1% do mercado internacional, mas é uma cultura procurada e para o produtor facilita, porque após o plantio de milho que se encerra no dia 20 de fevereiro é possível o plantio de gergelim, que se exige menos chuva. Temos que investir no gergelim porque ele tem possibilidades de deixar renda líquida, que é o que procuramos há muitos anos”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet