Notícias / Saúde

06/08/20 às 19:48

Centro de Triagem da Covid-19 / Quase 60% dos pacientes atendidos foram medicados nos primeiros 15 dias de funcionamento

Balanço da SES aponta que, em 15 dias de funcionamento, foram distribuídos 4.726 kits com medicamentos após prescrição médica

Ana Lazarini | SES

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Centro de Triagem da Covid-19 / Quase 60% dos pacientes atendidos foram medicados nos primeiros 15 dias de funcionamento

Em 15 dias, 58,6% do público atendido foi classificado como suspeito ou positivo para a Covid-19 e receberam os medicamentos para o início do tratamento precoce

Foto: Jana Pessôa | Setasc-MT

O Centro de Triagem da Covid-19 completa 15 dias de funcionamento nesta quinta-feira (06.08). De acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), foram realizados 8.063 atendimentos entre os dias 22 de julho e 05 de agosto, com a entrega de 4.726 kits de medicamento após prescrição médica. 

Os dados apontam que 1.732 pessoas testaram positivo para o vírus, 2.994 casos foram classificados como suspeitos e 3.337 notificações foram negativas. Isto é, 58,6% do público atendido foi classificado como suspeito ou positivo para a Covid-19, recebendo assim os medicamentos para o início do tratamento precoce. 

No período também foram realizadas 530 tomografias, exame que auxilia o diagnóstico dos casos de coronavírus e, possivelmente, o registro do comprometimento dos pulmões. 

“O Centro de Triagem é um ponto de apoio aos municípios da Baixada Cuiabana e possibilita o diagnóstico e tratamento precoces da Covid-19. Em um só lugar, o paciente faz o teste, passa por consulta médica e retira os medicamentos após a prescrição. Essa ação também gera impacto na alta complexidade, pois tende a auxiliar na redução das taxas de internação”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. 


Inicio do atendimento a população no Centro de Triagem da Covid-19
Créditos: Jana Pessôa/Setasc-MT

 
Para a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES-MT, Caroline Dobes, a iniciativa foi bem recebida pela população. Na última quarta-feira (06.08), por exemplo, foram distribuídas 700 senhas e viabilizados 700 atendimentos. Ou seja, não houve registro de desistência por atendimento. 

“A percepção de toda equipe envolvida é de que as ações do projeto foram bem aceitas, houve uma adesão da sociedade que procurou a Arena Pantanal para realizar o exame da Covid-19. Nós classificamos que tudo foi muito positivo e o público tem avaliado como excelente o atendimento recebido dos nossos profissionais de saúde”, concluiu a gestora.

Funcionamento

Excepcionalmente nesta sexta-feira (07.08), o Centro de Triagem da Covid-19 não será aberto ao público. Contudo, o atendimento à população ocorrerá normalmente no sábado e domingo (08 e 09.08), com distribuição de 700 senhas por dia, e segue normalmente durante a semana.

A alteração do cronograma se deve à ação de testagem dos profissionais da imprensa, que preencherá todas as vagas de atendimento previstas para a manhã desta sexta-feira. Já no período da tarde, o jogo de estreia do Campeonato Brasileiro da Série B, entre os times do Cuiabá e Brasil (RN), ocorrerá na Arena Pantanal.

Serviço
O Centro de Triagem da Covid-19 é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, para auxiliar a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no diagnóstico e tratamento precoces do coronavírus. O objetivo da ação é evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.

A Arena Pantanal fica localizada na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n - Verdão, em Cuiabá. Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui. Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet