Notícias / Saúde e Ciência

05/08/20 às 10:04

Covid-19: Conselhos tutelares recebem recomendação sobre o atendimento a crianças e jovens indígenas

Assessoria de Comunicação / Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Covid-19: Conselhos tutelares recebem recomendação sobre o atendimento a crianças e jovens indígenas

Jovens Xavante

Foto: Divulgação Funai

A Fundação Nacional do Índio e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgaram, na última sexta-feira (31), a Recomendação nº 01, que dispõe sobre cuidados a crianças e jovens indígenas no contexto da transmissão comunitária do novo coronavírus.
 
O documento visa a auxiliar a atuação profissional dos conselheiros tutelares e demais agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD). Entre as disposições, o material ressalta que é crucial utilizar linguagem culturalmente acessível, preferencialmente nas línguas indígenas, para informar medidas de prevenção à covid.
 
A publicação destaca, ainda, a necessidade de comunicar imediatamente os órgãos competentes sempre que surgirem casos de contaminação na faixa etária. Também integra as recomendações a importância do convívio familiar e comunitário, levando em consideração o melhor interesse da criança e do jovem indígena.
 
Proteção
 
Integram o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) os agentes públicos e da sociedade civil que atuam na Rede de Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Educacional, Rede Socioassistencial, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Polícias Militares do Batalhão Escolar, Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Unidades de Acolhimento Institucional, Vara da Infância e Juventude, unidades socioeducativas e unidades para cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto.
 
 
Com informações do MMFDH
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

DIA DA ÁRVORE, DESMATAMENTO E QUEIMADAS

“Seu eu soubesse que o mundo iria acabar amanhã, hoje eu plantaria uma arvore”, Martinho Lutero, líder a Reforma Protestante, que viveu entre 1483 e 1546, poucos anos depois do descobrimento do Brasil, demonstra que a...

 
 
 
 
Sitevip Internet