Notícias / Meio Ambiente

04/08/20 às 10:47 / Atualizada: 04/08/20 às 10:57

Defesa cria aplicativo Guardiões da Amazônia para denúncias de ilegalidade no meio ambiente

Mariana Alvarenga

Defesa

Imprimir Enviar para um amigo
Defesa cria aplicativo Guardiões da Amazônia para denúncias de ilegalidade no meio ambiente

Foto: Defesa

Cuidar do meio ambiente é tarefa de todos. Além do cuidado de cada um nessa preservação, é preciso estar atento, para que terceiros não abusem da natureza de forma irresponsável. Para possibilitar a interação entre sociedade e órgãos de fiscalização no combate a ilícitos ambientais, o Ministério da Defesa, por meio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva – Brigada Príncipe da Beira, criou o aplicativo Guardiões da Amazônia.
 
Disponível para sistema Android, a plataforma permite registrar denúncias de ilícitos na Floresta Amazônica, como desmatamentos, queimadas e garimpos ilegais. Essas queixas podem ser feitas de forma anônima, bastando postar as fotos, observações e localização geográfica do local da denúncia. Após enviadas, os órgãos envolvidos vão apurar as denúncias. 

Além disso, o aplicativo também dispõe de informações de Focos de Calor geradas por satélites.

Este recurso pode ser muito útil para órgãos como o Corpo de Bombeiros. É formado por duas partes: Aplicativo Móvel, para uso da população, e Módulo Web, restrito aos órgãos de fiscalização, a fim de que possam acessar as denúncias feitas pelos usuários, as informações sobre focos de calor recebidas via satélite, e os alertas de desmatamentos, relatórios e gráficos.
 
O Guardiões da Amazônia foi desenvolvido no contexto da Operação Verde Brasil 2, coordenado pelo Ministério da Defesa, com o objetivo de reprimir delitos ambientais na Amazônia Legal.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet