Notícias / Agricultura

01/12/15 às 22:27 / Atualizada: 01/12/15 às 22:46

ORÇAMENTO 2016 - Piscicultura e irrigação terão 40% dos recursos do FCO Rural

Proposta da Sedec foi aprovada pela Sudeco e mudanças serão apresentadas nesta quarta-feira

Sandra Pinheiro Amorim / Sedec-MT

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
 
A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aprovou a proposta do Conselho de Desenvolvimento Agrícola (CDA) de Mato Grosso, presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico,SeneriPaludo e os projetos de piscicultura e irrigação serão considerados prioritários em 2016. Cada segmento terá até 20% da fatia dos financiamentos a serem liberados viaFundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO/Rural).

Nesta quarta-feira (2) a Sedec promove reunião para divulgar o direcionamento das linhas prioritárias do FCO/Rural para o Estado. A programação terá início às15 horas, no Salão ClovesVettorato, no Palácio Paiaguás.

Um dos objetivos da proposição da Sedecé o de fomentar a produção de peixe.  Mato Grosso é o segundo maior produtor de pescado de água doce do país (60.964 mil/t), respondendo por 12,8% da produção nacional, segundo levantamento mais recente do IBGE.

“Há um grande potencial para aumentar a produção de peixe e um grande nicho de mercado para que o beneficiamento e a industrialização ocorram dentro do Estado,agregando valor à matéria-prima, assim como existe potencial para indústrias de insumos voltadas para abastecer essa cadeia produtiva”, afirma o secretário.

Quanto à irrigação, Mato Grosso terá o plano estadual, cuja minuta já foi elaborada pela Sedec e parceiros, e que visa promover o desenvolvimento socioeconômico esustentável das atividades, com o aumentoda eficiência do uso da água.

A proposita do percentual específico para a piscicultura e irrigaçãofeita pelo CDAjá foi publicada pela Sudeco via resolução nº 37, de outubro de 2015. A previsão é de que oCondel (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste)homologue as mudanças do fundo para 2016 na próxima reunião a ser realizada em dezembro.

Programação
Após a abertura do evento feita pela Sedec serão realizadas duas apresentações. A primeira sobre piscicultura, que ficará a cargo do secretário-executivo da Associação Brasileira da Piscicultura(Peixe BR), Francisco das Chagas de Medeiros. O segundo tema será sobre irrigação e será apresentado pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) Everardo Mantovani.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet