Notícias / Tecnologia

31/07/20 às 09:33

A Nasa acabou de enviar um helicóptero para Marte

Por Marcelo Ribeiro, hypescience.com

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A Nasa acabou de enviar um helicóptero para Marte

Foto: Crédito: Nasa JPL/Youtube

A Nasa lançou hoje a missão Perseverance rover para Marte. E, na barriga do veículo terrestre o pequeno “helicóptero de Marte” repleto de instrumentos científicos.

Objetivo

Toda essa engenhosidade tem o objetivo de nos proporcionar uma nova perspectiva do planeta vermelho permitindo o estudo de falésias e crateras que os veículos terrestres não podem acessar.

Helicóptero de marte
O helicóptero e seu rover “mãe”: simulação. Crédito: Nasa JPL/Youtube

Especificações
 
O helicóptero tem hélices de fibra de carbono que giram oito vezes mais rápido do que helicópteros aqui na Terra — a 2,4 mil rotações por minuto — já que a atmosfera de Marte é cem vezes menos densa do que a nossa, informa a BBC.


O lançamento do rover junto com o helicóptero para marte em um foguete Atlas V. Crédito: Nasa

O drone científico carrega células solares fotovoltaicas, baterias, duas câmeras (uma colorida e outra monocromática) sistemas de navegação e operacionais… toda essa parafernália em um veiculo voador do tamanho de um pinscher que pesa 1,8kg.

Helicóptero de marte
Simulação do helicóptero sobrevoando a superfície marciana. Crédito: Nasa JPL/Youtube
 
Quem pilotará o helicóptero?

Naturalmente Marte é muito distante da Terra para que o drone seja pilotado e tempo real por um humano (um sinal enviado da Terra pode levar entre 3 e 22 minutos para chegar lá, dependendo da posição dos planetas em suas órbitas), portanto cada uma de suas rotas será enviada antecipadamente daqui da Terra e o helicóptero voará de maneira autônoma e sem supervisão.


A sonda terrestre Perseverance rover. Crédito: Nasa

Se a missão for um sucesso é possível que enviemos mais destes helicópteros para Marte no futuro pois eles podem servir como olheiros para futuras missões humanas.
 
Helicóptero de marte
Uma simulação mostrando o helicóptero tirando fotos de locais que o rover não pode acessar. Crédito: Nasa JPL/Youtube

Helicóptero de marte
Teste de voo do helicóptero de Marte. Crédito: Nasa JPL/Youtube

Veja o vídeo de apresentação do helicóptero de Marte

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet