Notícias / Água Boa

30/07/20 às 22:58

Autorização para construção da Ferrovia FICO eleva potencial econômico e social do Araguaia e MT!

Obras começam no próximo ano para reduzir custo de exportação e gerar desenvolvimento econômico e social.

Diego Saporski, da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Autorização para construção da Ferrovia FICO eleva potencial econômico e social do Araguaia e MT!

Foto: Assessoria

O Tribunal de Contas da União autorizou a renovação antecipada dos contratos de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas e assim, será possível implementar a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), que beneficiará o escoamento da produção de grãos do Vale do Araguaia através dos 348 quilômetros do trecho entre Agua Boa até Mara Rosa em Goiás e daí cujo trilhos se conectarão com a Ferrovia Norte-Sul.
 
Desta forma os grãos produzidos nesta região do Vale do Araguaia chegará aos principais portos de exportação do Brasil, como Itaqui, no Maranhão, ou ao Porto de Santos.
 
Para o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), a região do Vale do Araguaia pode aumentar de forma muito expressiva as exportações de Mato Grosso.
 
“O estado exporta hoje 70 milhões de toneladas e só a produção do Vale do Araguaia pode contribuir com mais 30 milhões de toneladas com a entrada em funcionamento da ferrovia, passando assim o estado a exportar 100 milhões de toneladas de grãos”, estimou o deputado.
 
Dr. Eugênio destaca ainda os benefícios sociais que a ferrovia pode trazer para toda a região.
 
“Serão beneficiadas diretamente as comunidades que estão nos 400 quilômetros laterais da ferrovia, gerando emprego para a população, renda para os trabalhadores e desenvolvimento para todo o Araguaia, melhorado os indicadores sociais”,afirmou ele.
 
As obras da FICO devem ter início no ano que vem, segundo o Ministério da Infraestrutura.
 
Na segunda etapa de obras, a previsão é que sejam feitos 518 km de Água Boa até Lucas do Rio Verde, com construção de um terminal de cargas e os trilhos passando por mais 15 cidades da região e 740 quilômetros até Porto Velho, em Rondônia.
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pandemia com clausura

Quando chegamos ao Planeta Terra encontramos dificuldades no convívio com pessoas que vamos encontrando pelo caminho. Interessante que não adianta nos mudarmos de bairro, cidade e até de estado, que vamos nos deparar com...

 
 
 
 
Sitevip Internet