Notícias / Nacional

28/07/20 às 18:26 / Atualizada: 28/07/20 às 18:32

Novo modelo: Bolsonaro quer presídios privados com detentos trabalhando para pagar despesas

UOL

Imprimir Enviar para um amigo
Novo modelo: Bolsonaro quer presídios privados com detentos trabalhando para pagar despesas

Foto: Divulgação

O governo do presidente Jair Bolsonaro tem um plano para a implementação de presídios privados no Brasil, onde os detentos trabalhariam para arcar com seus custos, foi o que revelou a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PP) do Ministério da Economia, Martha Seillier, em entrevista ao UOL.

“Hoje (o sistema carcerário no Brasil) é o pior dos mundos, e o modelo de parceria público privada (PPP) pode ajudar a inverter esse cenário”, disse.

Atualmente, apenas um presídio brasileiro funciona neste sistema e fica em Ribeirão das Neves (MG). O Governo Federal trabalha para tirar do papel duas novas unidades, uma em Santa Catarina e outra no Rio Grande do Sul. Nos dois estados, os governos estaduais doaram terrenos para a construção das novas unidades.

“Já estamos com os dois pilotos em estruturação e na etapa de estudo de viabilidade para saber como será o ressarcimento do investidor privado ao longo dos 35 anos”, disse Martha. Segundo ela, como toda concessão, haverá audiência pública e auditorias. “Acreditamos que o leilão possa acontecer no ano que vem”, afirmou.

“A lógica é esse investidor privado desenhar a infraestrutura do presídio pensando em acoplar indústrias a esse empreendimento. Essas indústrias poderiam ficar ali pelo tempo do contrato do presídio, que hoje pela lei do PPP está restrito a 35 anos, mas é mais do que suficiente para amortizar (o investimento)”.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pandemia com clausura

Quando chegamos ao Planeta Terra encontramos dificuldades no convívio com pessoas que vamos encontrando pelo caminho. Interessante que não adianta nos mudarmos de bairro, cidade e até de estado, que vamos nos deparar com...

 
 
 
 
Sitevip Internet