Notícias / Luto

23/07/20 às 14:02

Líder indígena de 31 anos morre vítima da Covid em Cuiabá

Nelson Mutzie Rikbaktsa estava internado no Hospital Santa Casa

Líder indígena de 31 anos morre vítima da Covid em Cuiabá

Foto: Divulgação

O indígena Nelson Mutzie Rikbaktsa, de 31 anos, morreu internado com coronavírus (Covid-19) nessa quarta-feira (22) no Hospital Santa Casa, em Cuiabá.
 
Nelsinho, como era conhecido, era considerado uma liderança do povo Rikbaktsa. A comunidade está localizada às margens do rio Juruena, na divisa dos municípios de Brasnorte e Juína (MT).
 
 
Não há informações se ele tinha algum problema de saúde anterior.

O jovem se preocupava com a preservação da memória dos povos indígenas.
 
Na pandemia, se tornou defensor e incentivador dos protocolos de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscara e álcool gel, por parte das comunidades indígenas.

Nelson ajudou a construir todo o sistema de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), deu apoio aos povos indígenas de Rondônia e do Mato Grosso, sempre estava à frente das ações sociais e do combate à pandemia.

Rikbaktsa

Conhecidos como ‘Orelhas de Pau’ ou ‘Canoeiros’, o nome da etnia Rikbaktsa significa ‘os seres humanos’. Atualmente, os Rikbaktsa são bilíngües, tendo incorporado também o português.

Vivem em terras localizadas às margens do rio Juruena, no Noroeste de Mato Grosso, dividido em cerca de 30 aldeias dentro dos limites de suas fronteiras, como estratégia de vigilância e uso dos recursos naturais.

Na Aldeia Primavera, a comunidade vive da extração sustentável da castanha. Eles também plantam arroz, milho e mandioca em suas terras.

Funai emite nota de pesar


A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem a público comunicar, com imenso pesar, que uma das principais lideranças indígenas do estado de Mato Grosso, Nelson Mutzie Rikbaktsa, veio a óbito na noite de quarta-feira (22), em Cuiabá, aos 48 anos.
 
Atual Assessor Indígena do Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI) de Vilhena, Nelson ajudou a construir o sistema de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) da região noroeste do estado. Atuou também no apoio aos povos de Rondônia e do Mato Grosso, inclusive na linha de frente das ações sociais e de combate à pandemia.
 
Além da relação com a saúde indígena, representando a comunidade mais de uma vez como Presidente do Conselho DSEI, o líder esteve na vanguarda de uma série de ações de promoção dos direitos indígenas, como a primeira biblioteca comunitária indígena de Juína.
 
A Funai lamenta profundamente a perda e se solidariza com os familiares e amigos da liderança. Nelson nos deixa um legado de luta e trabalho em benefício dos povos indígenas.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet