Notícias / Justiça

22/07/20 às 09:18

'Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica' - Núcleo de Promotorias de Justiça de Cuiabá reforça campanha

Clênia Goreth, MPMT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
'Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica' - Núcleo de Promotorias de Justiça de Cuiabá reforça campanha

Foto: Assessoria

A campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”  ganha cada vez mais adeptos no Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Desta vez, a adesão partiu do Núcleo de Promotorias de Justiça que atua contra a violência doméstica na Capital. A campanha também está sendo desenvolvida em Paranatinga, Nova Mutum, Cáceres, entre outros municípios.

O objetivo da campanha é incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades. A ação conta com a participação de quase 10 mil farmácias em todo o país, e é uma resposta conjunta ao recente aumento nos registros de violência doméstica em meio à pandemia.

COMO PARTICIPAR:

a) Se uma mulher chegar à farmácia com um X vermelho na palma da mão, tal conduta deve ser entendida como uma denúncia silenciosa de violência doméstica.

a.1) A pessoa que atendê-la na farmácia deverá assim agir:

a.1.1) Não fazer muitas perguntas e agir com rapidez e acolhimento.

a.1.2) De forma reservada, usando os meios à sua disposição, o atendente deverá registrar o nome, o telefone e o endereço da vítima, bem como acionar o 190. Se a vítima disser que não quer a polícia naquele momento, ele assim deverá entender. Após a saída da vítima, deverá o farmacêutico transmitir as informações pelo telefone 190.

a.1.3) O farmacêutico ou atendente não precisará acompanhar a polícia. Não são testemunhas da violência.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pandemia com clausura

Quando chegamos ao Planeta Terra encontramos dificuldades no convívio com pessoas que vamos encontrando pelo caminho. Interessante que não adianta nos mudarmos de bairro, cidade e até de estado, que vamos nos deparar com...

 
 
 
 
Sitevip Internet