Notícias / Saúde

20/07/20 às 22:14 / Atualizada: 20/07/20 às 22:56

Cacique Aritana líder indígena do Alto Xingu com suspeita de Covid-19 faz tratamento em Canarana

Aritana Yawalapiti, de 71 anos, teve problemas respiratórios e foi levado às pressas para a cidade.

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cacique Aritana líder indígena do Alto Xingu com suspeita de Covid-19 faz tratamento em Canarana

Foto: Renato Soares

O líder do Alto Xingu foi iconduzido da aldeia no Parque indígena do Xingu para  Canarana (MT), nesse fim de semana Aritana Yawalapiti, de 71 anos, onde faz tratamento contra a Covid-19.
 
O cacique estava em casa quando começou a sentir os primeiros sintomas da doença. Ele procurou atendimento de saúde na própria aldeia e foi medicado.
 
No entanto, no último fim de semana, ele precisou ser levado para a cidade às pressas pela equipe de saúde devido ao quadro respiratório que se agravou.
 
Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, no sábado (18), a região do Xingu contabilizava 74 infectados pelo novo coronavírus e cinco mortos pela doença.
 
Aritana assumiu a liderança do Alto Xingu por volta de 1980. Desde então, ele é reconhecido por lutar pela defesa dos povos indígenas, principalmente pela preservação das terras já conquistadas.
 
Outro líder indígena internado com problemas de saúde é o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos. Ele foi internado em um hospital de Colíder, na quinta-feira (16), após passar mal. Já no sábado (18) ele foi transferido de avião para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Sinop após complicações gastrointestinais e desidratação. O estado de saúde dele é estável.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet