Notícias / Saúde

17/07/20 às 22:17

Covid-19 / Sexta-feira (17): Mato Grosso registra 604 casos e 58 mortes nas últimas 24 horas

Há 275 internações em UTIs públicas e 374 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 89,3% para UTIs e em 54,9% para enfermarias

Ana Lazarini | SES

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Covid-19 / Sexta-feira (17): Mato Grosso registra 604 casos e 58 mortes nas últimas 24 horas

Foto: Secom

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (17.07), 32.321 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 1.291 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado e 58 mortes nas últimas 24 horas. 

Foram registradas 604 novas confirmações de coronavírus no Estado. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 275 internações em UTIs públicas e 374 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 89,3% para UTIs e em 54,9% para enfermarias. 

Dos 32.321 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 15.071 estão em monitoramento e 15.959 estão recuperados. Os dados inseridos no novo sistema passaram por uma revisão, em que foram constatadas e corrigidas ocorrências de duplicidade; a correção pode levar a mudanças nos números de casos por município. 

Dentre os 10 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (6.870), Várzea Grande (2.481), Rondonópolis (2.222), Lucas do Rio Verde (1.587), Tangará da Serra (1.362), Primavera do Leste (1.353), Sorriso (1.208), Sinop (1.006), Nova Mutum (844) e Pontes e Lacerda (708). 

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada no Boletim anexado ao final desta matéria. 

O documento ainda aponta que um total de 33.858 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam cerca 2.028 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Atualização do sistema

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que o Boletim Informativo traz a lista completa dos municípios e menciona os números que já foram inseridos no novo sistema de dados do Estado. Contudo, os municípios ainda realizam a atualização desses dados, fato que leva a uma diferença entre a somatória de casos por cidades e o número total anunciado na primeira página deste documento. Portanto, a SES esclarece que o número total – divulgado na primeira página deste Boletim – está correto.

O planejamento é de que, nos próximos dias, os municípios atualizem as informações locais junto ao novo sistema, de forma a equiparar a soma de casos por cidades ao número geral. Essa é uma das etapas do processo de transição entre sistemas que registram casos da Covid-19 em Mato Grosso. A mudança é fundamental para as áreas técnicas dos âmbitos municipal, estadual e federal, que passarão a trabalhar com uma plataforma unificada, segura e mais estável.

Cenário nacional

Nesta sexta-feira (17), o Governo Federal confirmou 2.046.328 casos da Covid-19 no Brasil e 77.851 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 76.688 óbitos e 2.012.151 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Boletim Informativo nº 131

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet