Notícias / Governo de MT

12/07/20 às 09:23

Aos 23 anos estudante brasileira é a única a vencer 4 vezes concurso da Apple

Aos 23 anos estudante brasileira é a única a vencer 4 vezes concurso da Apple

A estudante Karina Tronkos na WWDC de 2019.

Foto: Karina Tronkos

A carioca Karina Tronkos só tem 23 anos e tem um feito inédito: já ganhou 4 vezes seguidas a competição global da Apple.

O Swift Student Challenge, que já divulgamos aqui no SóNotíciaBoa, é um desafio criado pela Apple para estudantes do mundo inteiro.

O desafio recebe milhares de aplicações todos os anos e costuma contar com uma boa parcela de brasileiros entre os vencedores

Dos 350 estudantes premiados no Swift Student Challenge 2020 da Apple, quase 80 foram brasileiros.

Os competidores precisam apresentar projetos de aplicativos – os chamados “playgrounds” – construídos usando a Swift, uma linguagem de programação desenvolvida pela própria Apple.

Karina descobriu em junho deste ano que era uma das 350 vencedoras do concurso.

Os autores dos melhores projetos, escolhidos pela Apple, são levados para o WWDC, uma conferência anual para desenvolvedores realizada pela empresa na Califórnia, nos EUA.

Por causa do coronavírus, o evento foi totalmente online em 2020.

Mas, estar no campus desenhado por Steve Jobs não seria uma sensação nova para Karina que é recordista no campeonato pelo Brasil.

Designer

Karina é uma designer de UX – user experience, ou “experiência de usuário” – no site da Globo e estudante de Ciência da Computação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A escolha da profissão foi paixão à primeira vista.

Quando ainda estudava engenharia da computação, ela fez estágio no Apple Developer Academy, uma parceria da Apple com universidades de todo o Brasil destinada a formar desenvolvedores experientes com a linguagem Swift e o ecossistema da Maçã.

“Foi lá que eu descobri que existia UX Design”, diz Karina, em entrevista ao Yahoo.

“Para mim foi meio mindblowing, pensei ‘caramba, é verdade, essas são as pessoas por trás do design de produtos digitais’. E é muito mais do que a interface, é mapear todo o fluxo do usuário, entender de ponta a ponta quais são as necessidades dele, fazer testes e entrevistas. Simplesmente me apaixonei e falei ‘cara, é com isso que eu quero trabalhar’.”

Projetos

O primeiro projeto, desenvolvido em 2016 quando Karina mal tinha aprendido a programar, não ganhou – “super normal, eu também não me aprovaria”, lembra com bom humor.

No ano seguinte, ela ganhou com um playground que ensina funções do corpo humano para crianças.

Em 2018, ela fez um simulador de daltonismo como forma de promover a acessibilidade.

Em 2019 ela criou uma experiência interativa contando a história da astrônoma Nancy Grace Roman.

Campeão de 2020

Em 2020, o projeto que garantiu seu tetracampeonato seguiu o tema espacial do ano passado e coloca o usuário em uma experiência educativa sobre a Estação Espacial Internacional.

O segredo para conquistar os jurados da Apple e ganhar o Swift Challenge, segundo ela, é engajar o usuário.

“Eu sempre tento fazer algo educativo com um storytelling, e não ser aquela pessoa que diz ‘olha como eu sei usar tecnologia'”, ela diz.

“Não é algo disruptivo tecnicamente, não uso um lindo voiceover que dá cambalhota e solta laser. Eu uso a tecnologia como meio para trazer minhas ideias à tona.”

Influenciadora

Além de projetar experiências na Globo, estudar e projetar apps para a Apple, Karina também arranja tempo para compartilhar conteúdo sobre design nas redes sociais através do perfil Nina Talks.

No Instagram, a influencer já tem quase 30 mil seguidores.

A ideia nas redes é dividir conhecimentos sobre design e inovação e dar visibilidade a projetos educativos na área de tecnologia.

Um desses projetos é o Ladies that UX, um coletivo que tenta atrair mais meninas para este universo através de dicas, workshops, palestras e bolsas de estudos.

Com informações do Yahoo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet