Notícias / Saúde

08/07/20 às 10:58

CRO-MT repudia processo seletivo do Governo de Mato Grosso

ZF Press

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
CRO-MT repudia processo seletivo do Governo de Mato Grosso

Foto: Assessoria

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) vem a público repudiar o processo seletivo lançado pelo Governo do Estado, que visa contratar 530 profissionais para atuar na linha de frente de combate ao coronavírus. O Poder Executivo excluiu a Odontologia da lista de profissionais capacitados para tal.

Confira a íntegra da nota de repúdio em anexo ou lendo abaixo:,

NOTA DE REPÚDIO

Nota de repúdio ao processo seletivo que o Governo do Estado de Mato Grosso lançou para contratar 530 profissionais da área da saúde para atuar no combate à COVID-19 e pasmem, exclui a Odontologia.

A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA!

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), abre processo seletivo para o preenchimento de 530 vagas de profissionais de saúde, que atuarão no tratamento de pacientes com Covid-19 em oito unidades de saúde do Estado.

A exclusão dos Cirurgiões-Dentistas, técnicos de saúde bucal e auxiliares de saúde bucal, que aliás, estão desde o início juntos nesta verdadeira batalha, é desrespeitosa. É notória a capacidade de colaboração dos Cirurgiões-Dentistas, principalmente pelo fato da Covid-19 promover uma inflamação de grande intensidade no epitélio brônquico com extravasamento do compartimento intravascular, sendo necessário a realização da intubação traqueal nesses pacientes, e também é fundamental a manutenção da higiene bucal destes pacientes, que, contribuirá inclusive para recuperação do paciente diminuindo o número de bactérias no organismo e reduzindo inclusive o tempo de internação.

A Odontologia se faz essencial na equipe multidisciplinar, com seus protocolos de tratamento em pacientes comprometidos com a Covid-19, assegurando o direito à saúde de modo geral. Nesse sentido, que a Lei Estadual 10.659/2014 se refere à obrigatoriedade da assistência odontológica de pacientes em regime de internação hospitalar e domiciliar.

Diante do exposto, nota-se que estamos diante de um grande desafio em busca da valorização da Odontologia, visando assegurar aos pacientes uma melhor qualidade de vida e atendimento hospitalar.

VAMOS JUNTOS NESTA BATALHA, ENTRETANTO, COM O RESPEITO E VALORIZAÇÃO A TODAS AS PROFISSÕES DA ÁREA DA SAÚDE! O CRO/MT E O SINODONTO JÁ ENVIARAM UM OFÍCIO PARA A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE (SES-MT) NOTIFICANDO SOBRE ESSA FALHA E PEDINDO A INCLUSÃO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS NO GRUPO DE PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO ENFRETAMENTO DA COVID-19.

Somos Cirurgiões-Dentistas e temos muito orgulho de proporcionar o sorriso e a saúde bucal à população.

Sandro Stefanini (presidente do CRO-MT) e Rosana Cristina Figueiredo de Moraes (presidente do Sinodonto-MT).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet