Notícias / Saúde e Ciência

07/07/20 às 22:50

Conselho de Enfermagem alerta sobre prescrição do 'Kit Covid-19'

Não há evidencias cientificas sobre a eficácia de medicamentos e nem respaldo legal para a prescrição

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Conselho de Enfermagem alerta sobre prescrição do 'Kit Covid-19'

Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) emitiu nesta segunda (6) nota de esclarecimento onde alerta os enfermeiros sobre a prescrição de medicamentos do chamado “kit  Covid-19” a pacientes com sintomas iniciais da doença.

De acordo com o conselho, não há respaldo legal para a prescrição, nem evidencias cientificas sobre a eficácia de medicamentos como a hidroxicloroquina e a ivermectina no tratamento e prevenção da Covid-19,  sendo que a única estratégia  cientificamente reconhecida de combate à doença é a prevenção do contato com o vírus.

Além disso,  o Código de Ética da Enfermagem proíbe a prescrição de remédios que não estejam estabelecidos em programas de saúde pública e/ou em rotina aprovada em instituição de saúde, exceto em situações de emergência.

“Certamente não  seria o caso  para  pacientes  portadores  de  sintomas  relativos,  somado à  ausência  de protocolos formais e inequívocos no rol dos programas de saúde pública do Ministério da Saúde/Brasil”, diz a nota.

O Coren-MT aponta, ainda, os riscos à saúde pública e à conduta ética profissional. “A Consulta de Enfermagem, bem como a prescrição mediante protocolos, é fundamental para o acesso universal à saúde. Contudo, a realização desta atividade à margem dos protocolos ministeriais caracteriza ato ilegal, podendo o executor responder processo ético/disciplinar”, diz outro trecho.


Baixe o documento em anexo (NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 001/2020/COREN-MT).

Anexo
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pandemia com clausura

Quando chegamos ao Planeta Terra encontramos dificuldades no convívio com pessoas que vamos encontrando pelo caminho. Interessante que não adianta nos mudarmos de bairro, cidade e até de estado, que vamos nos deparar com...

 
 
 
 
Sitevip Internet