Notícias / Saúde

07/07/20 às 22:50

Conselho de Enfermagem alerta sobre prescrição do 'Kit Covid-19'

Não há evidencias cientificas sobre a eficácia de medicamentos e nem respaldo legal para a prescrição

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Conselho de Enfermagem alerta sobre prescrição do 'Kit Covid-19'

Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) emitiu nesta segunda (6) nota de esclarecimento onde alerta os enfermeiros sobre a prescrição de medicamentos do chamado “kit  Covid-19” a pacientes com sintomas iniciais da doença.

De acordo com o conselho, não há respaldo legal para a prescrição, nem evidencias cientificas sobre a eficácia de medicamentos como a hidroxicloroquina e a ivermectina no tratamento e prevenção da Covid-19,  sendo que a única estratégia  cientificamente reconhecida de combate à doença é a prevenção do contato com o vírus.

Além disso,  o Código de Ética da Enfermagem proíbe a prescrição de remédios que não estejam estabelecidos em programas de saúde pública e/ou em rotina aprovada em instituição de saúde, exceto em situações de emergência.

“Certamente não  seria o caso  para  pacientes  portadores  de  sintomas  relativos,  somado à  ausência  de protocolos formais e inequívocos no rol dos programas de saúde pública do Ministério da Saúde/Brasil”, diz a nota.

O Coren-MT aponta, ainda, os riscos à saúde pública e à conduta ética profissional. “A Consulta de Enfermagem, bem como a prescrição mediante protocolos, é fundamental para o acesso universal à saúde. Contudo, a realização desta atividade à margem dos protocolos ministeriais caracteriza ato ilegal, podendo o executor responder processo ético/disciplinar”, diz outro trecho.


Baixe o documento em anexo (NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 001/2020/COREN-MT).

Anexo
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet