Notícias / Assembleia Legislativa MT

03/07/20 às 15:15

Barra do Garças deverá contar com hospital de campanha para auxiliar no tratamento dos povos indígenas

Diego Saporski, da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças deverá contar com hospital de campanha para auxiliar no tratamento dos povos indígenas

Foto: Assessoria

O tema foi discutido pelos deputados estaduais com o prefeito do município, representantes da secretaria estadual de saúde e da Funai. 

A saúde dos povos indígenas frente a pandemia da Covid-19 foi discutida nesta manhã (3), por meio de uma convocação do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB). Uma das deliberações do grupo foi a instalação de um hospital de campanha no município de Barra do Garças que deverá auxiliar no tratamento dos infectados.

Participaram da reunião os deputados estaduais, Dr. João, Lúdio Cabral, João Batista, Janaina Riva, Pedro Satélite e Silvio Fávero. Além dos parlamentares, representando a secretaria estadual de saúde de Mato Grosso a secretaria adjunta Danielle Carmona, representando a Funai João Rosa e o prefeito do município de Barra do Garças, Roberto Farias.

Durante a transmissão, o deputado Dr. Eugênio lamentou a ausência dos prefeitos da região do Araguaia, dos presidentes da Sesai e Funai, “Infelizmente não tivemos a participação de alguns prefeitos da região e do presidente da Funai. É preciso a união de todos, pois a situação é delicada e precisamos da ajuda e participação de todas as autoridades”, explicou o parlamentar.

Ainda na reunião o prefeito Roberto Farias falou sobre a necessidade de medidas eficazes na região, “A situação é caótica e pessoas vão morrer. Precisamos de uma solução urgente, pois o Araguaia é o epicentro do vírus”, ainda de acordo com o prefeito já há a doação do espaço para a instalação do hospital de campanha na cidade, “O prédio  do Senai foi oferecido pelo presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira, e estará apto para receber os equipamentos para a instalação da unidade”, explicou.

O Vale do Araguaia possui uma população de 21.962 índios da etnia Xavante que dependem da estrutura de saúde local, o deputado estadual Dr. João concorda com a implantação do hospital de campanha, “Deve ser construído urgentemente, pois a população indígena é grande na região”.

O presidente da comissão de saúde da assembleia legislativa, Dr. Eugênio, encerrou a reunião garantindo a busca pelos recursos para a implantação do hospital, “Vamos buscar recursos federais e estaduais para que a construção se efetive e assim ajudar a região que vem sofrendo com o avanço da pandemia”, encerrou.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet