Notícias / Empresas

02/07/20 às 18:37

Dia de Cooperar - Cooperativas do Sicredi realizam mais de 120 ações e beneficiam 570 mil pessoas

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, as cooperativas aplicaram mais de R$ 2 milhões em iniciativas para o combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19)

Ícone Assessoria de Imprensa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dia de Cooperar - Cooperativas do Sicredi realizam mais de 120 ações e beneficiam 570 mil pessoas

Foto: Assessoria

O interesse pela comunidade é um dos sete princípios do cooperativismo. E no próximo sábado (04.07), as cooperativas de todo o país, entre elas as do Sicredi, comemoram o dia de um dos maiores programas de voluntariado do Brasil, chamado de Dia de Cooperar (Dia C), celebrado sempre no primeiro sábado de julho. Promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a data é uma comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, com atividades realizadas por voluntários nas áreas de saúde, lazer, educação e meio ambiente para transformar realidades.  
 
Desde o ano passado, o conceito do programa mudou e, em vez de as ações se concentrarem em uma única data, passaram a ser realizadas ao longo do ano. Na área de atuação da Central Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre, as cooperativas já realizaram várias ações no 1° semestre deste ano, a maior parte delas voltada à prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19).
 
As nove cooperativas destinaram, juntas, mais de R$ 2 milhões em recursos para realização de cerca de 120 ações para minimizar os impactos da doença. Nesse montante estão incluídos também projetos contemplados pelo Fundo Social, já que várias cooperativas abriram as inscrições para projetos na área da saúde, justamente para o enfrentamento da covid-19.
 
Na lista de iniciativas contra a doença, num movimento nacional do Sicredi, estão ações e doações (realizadas a partir de março) como aquisição de respiradores para hospitais, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros aparelhos hospitalares; compra de cestas básicas para doação; além de doações em dinheiro para ações de prevenção. Foram mobilizados aproximadamente 3,2 mil voluntários, com iniciativas que beneficiaram mais de 570 mil pessoas direta e indiretamente.
 
“As cooperativas de crédito entendem o momento pelo qual estamos passando, pois muitas delas nasceram em momentos de necessidade, e cresceram pela união e cooperação para o bem comum. Esta é, mais do que nunca, a hora de reafirmar o nosso compromisso com as pessoas e com as comunidades onde estamos presentes”, afirma o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.
 
Na região, um total de 66 municípios foram beneficiados pelas ações, sendo 55 em Mato Grosso, 8 em Rondônia, 2 no Acre e 1 no Pará. As cooperativas da Central Sicredi Centro Norte também apoiam o Fundo Um Por Todos e Todos Contra a Covid-19, da Fundação André e Lucia Maggi. A campanha online tem objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente em Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.
 
“Construir juntos uma sociedade mais próspera, melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para uma vida financeira mais sustentável. Esses são alguns dos norteadores do Sicredi, e tudo isso passou a fazer muito sentido no momento em que nos deparamos com um desafio global como este que estamos vivendo, que trouxe mudanças e mostrou ainda mais a importância da cooperação”, complementa Efrain Ricca, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte.
 
Dia de Cooperar
 
As iniciativas do Dia C estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o território nacional. Segundo a OCB/MT, as cooperativas de Mato Grosso fazem parte desse movimento desde 2013 e este ano, apesar da pandemia do Covid-19, realizam ações que fazem a diferença na vida das pessoas.
 
No ano passado, o Sicredi em MT, PA, RO e AC promoveu 102 ações nas áreas de cultura, educação, esporte e lazer, integração, responsabilidade social, bem-estar e saúde, impactando um total de 107.053 pessoas.
 
Sobre o Sicredi
 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
 
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram
 
O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem mais de 500 mil associados, com 181 agências em 143 municípios.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA SICREDI CENTRO NORTE
Íconepress Assessoria de Imprensa e Agência de Conteúdo
Paola Carlini (65) 3642-3303 - 9 8404-9656
Paola@iconepress.com.br
  • Dia de Cooperar - Cooperativas do Sicredi realizam mais de 120 ações e beneficiam 570 mil pessoas
  • Dia de Cooperar - Cooperativas do Sicredi realizam mais de 120 ações e beneficiam 570 mil pessoas
  • Dia de Cooperar - Cooperativas do Sicredi realizam mais de 120 ações e beneficiam 570 mil pessoas
  • Dia de Cooperar - Cooperativas do Sicredi realizam mais de 120 ações e beneficiam 570 mil pessoas
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pandemia com clausura

Quando chegamos ao Planeta Terra encontramos dificuldades no convívio com pessoas que vamos encontrando pelo caminho. Interessante que não adianta nos mudarmos de bairro, cidade e até de estado, que vamos nos deparar com...

 
 
 
 
Sitevip Internet