Notícias / Cidades

29/06/20 às 09:26 / Atualizada: 29/06/20 às 10:06

Paranaíta: Ex-patinho feio do extremo Norte vira Cisne dourado

A cidade caminha para se tornar uma referência em saúde e educação para atender toda região

Jessica Bachega

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Paranaíta: Ex-patinho feio do extremo Norte vira Cisne dourado

Foto: Assessoria

Paranaíta completa 41 anos, nesta segunda-feira (29), com orgulho de ser referência em rápido desenvolvimento no Norte de Mato Grosso. Polo de educação, a cidade também se destaca pela estrutura e tem importante papel na saúde da região. Um investimento de meio milhão feito pelo município ajudou laboratório de testes para covid-19 ser implantado em Alta Floresta e atender a região.

Fundada em 29 de junho de 1979, o município tem como prefeito Tony Rufatto, que está em sua segunda gestão. Nos últimos anos, a cidade se desenvolveu e estruturou atraindo novos moradores em busca de melhores oportunidades e também visitantes.

Paranaíta tem o sonho de se tornar um polo também na educação e os primeiros passos já foram dados. A cidade conta com um núcleo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), instalado na Biblioteca Municipal, Campus Avançado - Polo de Inovação do IFMT no Jardim Amazonas e a Fazenda Experimental do IFMT e os Laboratórios de piscicultura na Fazenda experimental do IFMT estão sendo construídos.

Em fase de cadastramento, o laboratório do IFMT Alta Floresta atenderá as secretarias de saúde da região para analisar mais de 400 amostras PCR para detectar contaminação por covid. A medida dá celeridade ao diagnóstico e, consequentemente, tratamento da doença, uma vez que é mais um laboratório conveniado para as análises, num momento em que o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacem) está com sua capacidade reduzida.

As Usinas Hidrelétricas Teles Pires e São Manoel também se tornaram fatores preponderando para o crescimento da cidade. Situada em Paranaíta e Jacareacanga (PA), são empreendimentos de infraestrutura contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.


Prefeito Tony, Dona-Selma (Esposa) e Vice-Prefeita Sandra Vargas

“Hoje, muitas pessoas do estado inteiro, que passam por aqui, elogiam nosso trabalho. Agradeço a todos, que, de uma forma ou de outra, contribuíram para essa menina dos olhos, que se chama Paranaíta. Que nos abraçou e nos deu oportunidade de fazer aquilo que muitos queriam para nosso município”, destaca o prefeito Rufatto.

Com 11 mil habitantes e distante 870 km da capital, Paranaíta é destaque em saúde. O Hospital Municipal, o “shopping da saúde”, é uma obra de referência que logo atenderá moradores da região, não só os paranaitenses. Os 4 Postos de Saúde da Família (PSF) atendem a área urbana e rural também com especialistas de várias áreas.

Paranaíta se orgulha de ter um programa continuado e inédito em Mato Grosso, o “Passos Que Rodam”, que entregou 40 cadeiras de rodas motorizadas a deficientes físicos. Também tem o programa de inclusão “Menina dos Olhos”, uma parceria com a Se Educação atende 100% dos alunos na rede municipal e estadual, com deficiência de visão desde a consulta oftalmológica até a entrega dos óculos.

O “Cesta Verde” é destaque nacional e consiste na aquisição pelo município de produtos da agricultura familiar gerando renda e ofertando alimento saudável aos que mais precisam. Já são 150 famílias beneficiadas em Paranaíta.

A cidade também tem um projeto de pavimentação que já contemplou 43km e  nova entrada da cidade está sendo pavimentada e terá canteiro central, pista de caminhada no entorno, iluminação em led e ampla Rotatória na MT- 206. As ações valorizarão ainda mais o Lago Municipal, principal cartão postal da cidade.

Além disso, o projeto de pavimentação da MT-206 facilitará o trânsito na região, principalmente entre Paranaíta e Apiacás.

Estes são apenas alguns dos pontos que tornam Paranaíta destaca em todo o estado e que vislumbram um futuro de crescimento e oportunidades para quem aposta na cidade.

“Quero agradecer a todos os servidores e principalmente a Deus por ter me dado a oportunidade de transformar Paranaíta numa cidade modelo. Que Deus nos abençoe”, completa o prefeito.








Fotos: Assessoria

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet