Notícias / Agricultura

26/11/15 às 16:39

Empaer firma cooperação para atender 800 agricultores familiares em Ribeirão Cascalheira

Rosana Persona

Empaer

Imprimir Enviar para um amigo
Foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a prefeitura de Ribeirão Cascalheira, para atender 800 famílias dos Assentamentos Rurais Santa Rita e Primorosa. O presidente da Empaer, Layr Mota, destaca a importância da região e coloca à disposição dos agricultores, técnicos para elaboração de projetos de crédito, pesquisa, assistência técnica e extensão rural. O trabalho será executado numa área de 32 mil hectares.

Segundo Layr, a Empaer e a prefeitura de Ribeirão Cascalheira vão desenvolver ações integradas para expandir a pecuária de leite, corte, cultivo de mandioca e outros. O escritório terá mais um técnico em agropecuária e um assistente administrativo. “Essa parceria vai criar possibilidades aos agricultores familiares em captar recursos para a expansão e manutenção da produção e promover o desenvolvimento sustentável da região e consequentemente a melhor qualidade de vida dos produtores”, salienta Layr.

O extensionista da Empaer, Antônio Jesuíno de Oliveira, responsável pela elaboração dos termos, destaca que a empresa tem hoje 72 termos de cooperação em parceria com as prefeituras para atender o agricultor familiar. Os escritórios regionais da Empaer em Alta Floresta possuem 9 termos assinados, Barra do Graças 10, Barra do Bugres 12, Cáceres 7, Cuiabá 5, Juína 7, Rondonópolis 9, São Félix do Araguaia 6 e Sinop 7.

Conforme Jesuíno, a parceria para executar as atividades rurais em Ribeirão Cascalheira pode acontecer no período de até 4 anos e com renovação de contrato. O objetivo desta cooperação é facilitar o acesso do agricultor aos projetos de pesquisa e extensão rural. “Essa parceria ajuda a empresa a diminuir custos, ela passa a ter um relacionamento com o município de forma harmônica e estabelece uma forte parceria em busca de resultados”, ressalta Jesuíno.

O evento foi realizado nesta semana, na Câmara Municipal, e contou com a participação do prefeito do município, Reynaldo Fonseca Diniz, presidente da Câmara, Vilson Campos, Coordenador de Ater, Carlos Antônio Branco Lopes, gerente de Crédito da Empaer, Mariano de Campos, coordenador regional da Empaer, Waldir Alves da Rocha, secretário de Agricultura, Rogério Marques e agricultores familiares.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet