Notícias / Cidades

17/06/20 às 12:57 / Atualizada: 17/06/20 às 13:20

Prefeitura de Cocalinho cancela temporada de praia 2020

Mesmo com queda de receita programação pronta e tendo que escolher entre turismo e lazer, a gestão municipal optou pela vida das pessoas e pelo enfrentamento ao Covid-19.

Antônio Borges Neto/Netão

Notícias dos Municípios

Imprimir Enviar para um amigo
Prefeitura de Cocalinho cancela temporada de praia 2020

Temporada de praia em Cocalinho entre as mais concorridas no Araguaia

Foto: Prefeitura de Cocalinho

A Prefeita de Cocalinho, Dalva Lima Peres, anunciou com exclusividade ao site Noticia dos Municípios na tarde desta terça-feira (16.06) que o município suspendeu totalmente a temporada de praia deste ano, e que a Prefeitura não irá montar palco ou qualquer outra infraestrutura semelhante para esta temporada para atrair turistas e visitantes, bem como realizar shows culturais que culmina com aglomeração de pessoas.

Segundo a gestora a decisão em cancelar a temporada de praia 2020 ocorreu após reuniões realizadas pelo poder público com profissionais de saúde, comitê gestor de enfrentamento ao Covid-19, Câmara de vereadores e as polícias judiciária Civil e militar.  

A medida também visa atender as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e Ministério da Saúde, sobre não promover aglomerações, como forma de prevenção a disseminação do vírus, o que inevitavelmente aconteceria e colocaria a vida da população em risco, caso o evento fosse mantido.

O momento de pandemia que o mundo esta enfrentando é muito serio e exige bastante cautela, tanto por parte dos gestores públicos e equipes de saúde, como pela própria população no enfrentamento a esse inimigo mortal que também vem assolado o Brasil e dizimado milhares de vidas.

Cientificamente o pior momento dessa guerra no Brasil e em Mato Grosso contra o inimigo invisível chamado covid-19 está apenas começando, o pico da doença deverá ocorrer a partir do mês de julho (plena temporada de praia) e deverá se estender até o final de setembro com um pequeno controle somente no final do ano.

De acordo a ciência, até que se descubra uma vacina eficaz para se prevenir contra a doença, todo cuidado ainda é pouco e muitas pessoas ainda irão morrer vítima desse vírus que se alastra muito rápido e mata sem piedade.

A era coronavirus veio para mostrar a humanidade que todas as pessoas estão em pé de igualdade e que ninguém está imune a contrair o vírus.  

As temporadas de praia em cidades ribeirinhas ao longo do rio Araguaia, tanto pelo lado mato-grossense como goiano, a exemplo de Cocalinho-MT, tem atraído milhares de turistas em época de férias ao longo dos anos, principalmente nos meses de julho e agosto, oriundos de todos os estados brasileiros e alguns do exterior.


Gruta Azul, em Cocalinho, turismo beleza e misticismo religioso


Os amantes da natureza e turistas que preferem um pôr-do-sol deslumbrante, o silêncio e a calmaria das cidades pequenas e das águas tranquilas do rio Araguaia e seus encantos naturais sempre apostaram em Cocalinho como fonte de descanso e rejuvenescimento, com isso lucra o município o comércio local, Hotéis e Pousadas que por fim geram emprego e renda para sua população.

Cocalinho além de ser uma cidade tranquila dotada de toda infraestrutura para receber bem os turistas está entre as mais disputadas em período de férias da região, principalmente pela sua posição geográfica em Mato Grosso e por fazer divisa com o Estado de Goiás, a apenas três horas de Goiânia.

Além do piscoso rio Araguaia, Cocalinho ainda conta com as belas e atrativas águas do rio Cristalino, onde se concentra grande número de acampamentos de veraneio, além da famosa gruta azul.

Na região o período de pesca esportiva férias e temporadas de praia geralmente começam a movimentar a cidade a partir do mês de maio e na maioria dos anos se estendem até a primeira quinzena do mês de agosto.

Prefeita lamenta o momento de crise e deposita confiança apenas em Deus.

De acordo a prefeita Dalva foi uma tarefa difícil suspender a temporada de praia mesmo sabendo que irá ocorrer desemprego e queda de receita, mas teve que ser dessa forma.


Dalva Lima Peres, Prefeita de Cocalinho-MT


No entender da prefeita de Cocalinho uma das amantes do rio Araguaia, o que esta em jogo nesse momento é a saúde e a vida da nossa população, e que o covid-19 mata sem piedade. “cresci nessa margem de rio, acompanho suas temporada de praia desde 1989, pra mim essa decisão foi como cortar na pele, mas foi extremamente necessária, nossa gestão tem vendido insistentemente a boa imagem turística de Cocalinho lá fora, desta feita temos atraído mais turistas e renda para nosso município, estávamos programando para 2020 a maior temporada de praia da historia, mas entre escolher a vida e o lazer, optamos pela vida. Nossa esperança agora esta apenas em Deus”. Lamentou a prefeita.

Em entrevista a gestora pede a compressão dos turistas e da população pelo cancelamento da temporada de praia devido à pandemia do Covid-19, anteriormente à administração municipal já havia cancelando outras festividades culturais e eventos esportivos no município desde que surgiu a pandemia para evitar aglomeração de pessoas, mesmo sabendo da queda receita do seu município.

Por outro lado a Prefeitura de Cocalinho através da Secretaria Municipal de saúde vem trabalhando incansavelmente no enfrentamento a pandemia e adotado todas as medidas eficazes e necessárias de vigilância sanitária para garantir mais segurança aos seus munícipes.

O comércio continua funcionando com apenas 30% da sua capacidade e com horários limitados ficando obrigados a manter a disposição dos clientes álcool em gel para higienização das mãos, bem como manter a distância individual dos seus clientes no mínimo 3 metros.

Na semana passada Cocalinho tinha apenas quatro casos suspeitos de Covid-19, os materiais dos pacientes foram colhidos e enviados para o laboratório oficial do Governo do Estado (LACEN) em Cuiabá, que testar negativo, portanto em Cocalinho não existe ate o presente momento nenhum caso confirmado de coronavirus.


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet