Notícias / Meio Ambiente

15/06/20 às 17:17

Operação do IBAMA e PM apreende máquinas no município de Cocalinho

Assessoria 16º BPM/MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Operação do IBAMA e PM apreende máquinas no município de Cocalinho

Foto: operação ambiental em cocalinho -

No período de 08 a 13 de Junho/20, a Polícia Militar do Estado de  Mato Grosso em açâo com o IBAMA combateu crimes de desmatamento ilegal e de comércio de madeira no município de Cocalinho/MT, na planície entre os rios Cristalino e Araguaia, utilizando tecnologias de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, a partir da base de dados do INPE, a equipe identificou locais com iquadros de desmatamento e exploração florestal. Para apurar a regularidade destes, percorreu-se aproximadamente 2000ha de terras sem registro de documentação de supressão vegetal válida nos sistemas oficiais.

Como resultado, foram identificadas fazendas em acordo a norma vigente, porém 15 imóveis foram autuados por desmatamento sem licença, três tratores apreendidos, assim como uma caminhonete e tambores com 400l de combustível. 40m³ de madeira serrada foram apreendidas e imediatamente doadas para obras no município de Cocalinho. Duas empresas foram autuadas por fraude no transporte de madeira e o alerta lançado para uma possível rota de comércio ilegal de saída de madeira nativa da Amazônia para grandes mercados no sul.

A operação denomina-se Siriema II pois tem como objetivo maior diminuir a pressão empresarial sobre o Cerrado brasileiro e garantir a perpetuação de sua fauna e flora. Porém, a manutenção da qualidade das águas e a diminuição do assoreamento do rio Araguaia, também são resultados esperados pela equipe. O IBAMA alerta que áreas em regeneração há mais de 05 anos sem limpeza precisam da autorização de desmatamento e que, nos casos da limpeza de pasto, esta deve vir acompanhada de mero protocolo desta prática junto a SEMA MT.

Resultados:
15 imóveis rurais autuados por desmatamento sem licença;
03 tratores apreendidos;
01 caminhonete;
400 litros de combustível;
40m³ de madeira serrada.
  • Operação do IBAMA e PM apreende máquinas no município de Cocalinho
  • Operação do IBAMA e PM apreende máquinas no município de Cocalinho
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet