Notícias / Agricultura

15/06/20 às 15:52

Mato Grosso tem a maior produção de pluma do país

O estado plantou mais de um milhão de hectares com algodão no ciclo 2019/2020

Canarana em Foco

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mato Grosso tem a maior produção de pluma do país

Foto: AguaBoaNews

Segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), o Brasil ocupa a quinta posição entre os maiores produtores mundiais de algodão. Em 2019, a produção e exportação do produto no país geraram uma receita de 2,6 bilhões de dólares, tendo uma safra de 2,7 milhões de toneladas de plumas produzidas em solo brasileiro. Contando que 64% da produção de pluma concentra-se em Mato Grosso.

O algodão é a quarta cultura mais importante da agricultura brasileira, depois da soja, cana de açúcar e milho. E o estado de Mato Grosso plantou mais de um milhão de hectares (1.132.566) com algodão no ciclo 2019/2020.

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), destaca que a região Oeste de Mato Grosso é a que concentra a maior quantidade de lavouras de algodão do país.

Muito recentemente o plantio de algodão, invadiu também, lavouras da região do Vale do Araguaia, chegando até o município de Canarana. Hoje com 8 mil hectares de algodão plantado, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI).

Incentivo à produção

Mato Grosso é considerado o maior produtor de pluma do país, graças ao clima e a topografia favorável. Mas, também houve grande contribuição de pesquisas agropecuárias e a transferência tecnológicas para a mecanização das lavouras. O plantio de algodão passou então da agricultura familiar para a empresarial, gerando desenvolvimento, renda e empregos nos municípios pioneiros do cultivo. O desenvolvimento dessa cultura em Mato Grosso aconteceu pelos investimentos de grandes produtores do estado.

Segundo Rodrig
o Piccinini, Sócio da Meta Consultoria, empresa que está incentivando o cultivo do algodão em Canarana, afirmou que pesquisas de análises do solo mostram que as terras do município são as mais férteis da região, para o cultivo do algodão; justifica-se pela baixa incidência de pragas, como Bicudo, Ramolaria e Ramulose e outras doenças que atingem as folhas do algodão. Por este motivo, o Eng. Agrônomo ressalta que a região ainda tem um baixo custo, por não ter necessidade de aplicar altas cargas de produtos defensivos agrícolas.

Algodoeira


Imagem Internet

A empresa está em faze final da construção de uma algodoeira que servirá para o beneficiamento da pluma, onde será efetuado o descaroçamento do algodão, separando a pluma do caroço. Esse tipo de tratamento da matéria prima.

A algodoeira será instalada no município de Canarana e irá gerar cerca de 15 empregos diretos e 12 indiretos. Além de promover as revendas de defensivos, maquinários, peças e outros produtos necessários para a manutenção da cultura do algodão no município.

Com a instalação da algodoeira, os produtores de pequeno porte da região, poderão começar a plantar algodão devido ao projeto da algodoeira que irá viabilizar todo o processo de desenvolvimento do cultivo do algodão.

Além de trazer desenvolvimento, renda e empregos para Canarana.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet