Notícias / Água Boa

15/06/20 às 09:05

Começam as colheitas de gergelim e de milho safrinha em Água Boa

Inácio Roberto, AGR Notícias

Imprimir Enviar para um amigo
Começam as colheitas de gergelim e de milho safrinha em Água Boa

Foto: Divulgação

Os produtores rurais do município de Água Boa – MT estão iniciando a colheita do milho e do gergelim. A informação partiu da Associação dos Engenheiros Agrônomos do município. Segundo o agrônomo Fabricio Godeski Moreira, em torno de 3% das áreas de milho já foram colhidas. A produtividade inicial gira em torno de 100 sacas de milho por hectare. Isto está dentro da estimativa prevista inicialmente pela Associação.

Algumas lavouras ainda não apresentam o ponto ideal de umidade, e por isso, a colheita começa mais tarde. Foram plantados 35 mil hectares com o cereal na safrinha. Já as lavouras de gergelim já estão sendo dessecadas para o começo da colheita. A colheita já avançou em cerca de 2% das áreas.

Os produtores Luiz Antonio Paixão Iora e Celmo Iora (pai e filho) cultivam gergelim desde 2003. A produtividade inicial está em torno dos 500 quilos por hectare. Eles afirmam que a produção inicial está abaixo das médias de anos anteriores, por causa do excesso de chuvas no início do desenvolvimento da cultura.

A alta umidade favoreceu ao desenvolvimento de algumas doenças. As lavouras plantadas a partir de 5 de março desse ano deverão ter produtividade superior, alcançando de 850kg/ha a 900kg/ha. O gergelim ocupa cerca de 30 mil hectares no atual ciclo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet