Notícias / Logística

10/06/20 às 07:45

Após TCU anular licitação de obra na BR-158, traçado é modificado para contornar a terra indígena Marãiwatsédé

Renata Martins, EBC

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Após TCU anular licitação de obra na BR-158, traçado é modificado para contornar a terra indígena Marãiwatsédé

Foto: AguaBoaNews

O Tribunal de Contas da União anulou a licitação da obra de pavimentação da BR-158, no trecho que passaria dentro da Reserva Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso.

Assim, o novo traçado deve contornar a terra indígena e atender à população dos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista e o distrito de Pontinópolis município de São Félix do Araguaia.

O plano original previa que a rodovia atravessaria em linha reta a reserva. A questão se arrasta por cerca de 10 anos.

A área do povo Xavante, está localizada nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia.

Para o Coordenador do Conselho Indigenista Missionário, Gilberto Vieira, a decisão do TCU vai reduzir a pressão sobre o território Xavante.

Segundo a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, um novo estudo recomendou a retomada das obras, através de uma nova concessionária, com o contorno do território indígena e outro plano de investimentos.

O Dnit e o Ministério da Infraestrutura ainda não informaram qual a previsão para início da obra.


Arte: AXA


AXA

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet