Notícias / Assembleia Legislativa MT

09/06/20 às 11:27

Garantia e atenção - Proposta estabelece medidas de atenção à saúde materna e infantil

”O projeto de lei visa contribuir para a regulação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Diego Saporski, da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Garantia e atenção - Proposta estabelece medidas de atenção à saúde materna e infantil

Foto: Assessoria

O deputado Dr. Eugênio (PSB) apresentou recentemente o projeto de lei 521/2020 que estabelece objetivos e diretrizes para atenção à saúde materna e infantil de Mato Grosso. A lei se aprovada, vai garantir serviço de atendimento secundário de referência para gestantes e crianças em condições de alto risco, acesso para as gestantes de risco a casas de apoio vinculadas às unidades hospitalares de referência, acesso a bancos de leite humano e a postos de coleta de leite humano e mapeamento das unidades hospitalares.

De acordo com a lei serão dados acesso à unidade de terapia intensiva de cuidados progressivos neonatais vinculada a maternidade credenciada, para realização de partos de alto risco, além de transporte intra-hospitalar de gestantes e neonatos caso a assistência na unidade hospitalar de origem não seja possível.

Em justificativa da proposição o parlamentar cita a situação do país em relação a taxa de mortalidade infantil, “ Em cada 100 mil nascidos vivos, número bem acima da meta firmada com Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 30 óbitos para cada 100 mil nascido vivos até 2030, conforme os objetivos do desenvolvimento sustentável. Apesar do cenário, em 27 anos, de 1990 a 2017, a mortalidade materna sofreu uma redução de 55%. No entanto, os números mostram que o índice voltou a crescer lentamente desde 2013, passando de 62,1 para 64,5 óbitos maternos a cada 100 mil nascidos vivos, em 2017. No entanto, um dos grandes dilemas enfrentados no SUS é aplicar os princípios de sua organização no dia a dia, em particular no que diz respeito ao acesso pautado no acolhimento de qualidade e a integralidade da assistência nos serviços prestados à população.”, explicou.
  • Garantia e atenção - Proposta estabelece medidas de atenção à saúde materna e infantil
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pandemia com clausura

Quando chegamos ao Planeta Terra encontramos dificuldades no convívio com pessoas que vamos encontrando pelo caminho. Interessante que não adianta nos mudarmos de bairro, cidade e até de estado, que vamos nos deparar com...

 
 
 
 
Sitevip Internet