Notícias / Agricultura

08/06/20 às 10:18

Venda de máquinas agrícolas se recupera

O setor de máquinas e equipamentos agrícolas espera pelo anúncio do Plano Safra 20/21

Agrolink -Eliza Maliszewski

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Venda de máquinas agrícolas se recupera

Foto: Jacto

O setor de máquinas agrícolas foi o único que cresceu na comparação com veículos e caminhões, no balanço mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgado em coletiva on-line na manhã desta sexta-feira (5). Destaque para a queda nas vendas de tratores até 80 cv, destacando as dificuldades de setores e produtores menores como flores e HF. 
 
Em maio foram comercializadas no mercado interno 3,9 mil unidades, alta de 23,3% em relação a maio do ano passado e 61% em relação a abril, quando foram vendidas 2,4 mil unidades. “Se compararmos com outros anos este é o maior acumulado desde 2017. As exportações do agronegócio seguem normalmente, com destaque para grãos e proteína animal. O agro não parou e os produtores vem contribuindo para alta em outros setores”, diz destacou o vice-presidente da entidade e responsável por máquinas, Alfredo Miguel Neto. 

As exportações de maio registraram alta de 56,9% (747 unidades) em relação ao mês anterior. Em relação a maio do ano passado houve queda de 39,4%. “Tivemos quedas para os Estados Unidos e Argentina, sofrendo impactos do Covid-19, com parada de algumas atividades”, comenta.
 
A produção está em queda de quase 30% em relação ao mesmo período de 2019, com 3,6 mil unidades produzidas em maio. Em abril foram apenas 1, 8 mil unidades. “Em abril tivemos 20 dias de indústrias fechadas e agora estamos retomando, aos poucos. Algumas empresas não trabalham com capacidade plena de funcionários devido as orientações de saúde da pandemia. Isso não reflete o pós-venda que segue normal”, explica Miguel. 

Veja os números no gráfico:



Plano Safra pode dar respiro


O setor de máquinas e equipamentos agrícolas espera pelo anúncio do Plano Safra 20/21, previsto para ser realizado pelo Ministério da Agricultura no próximo dia 15. A maior expectativa está no volume de recursos e condições de juros destinadas ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e do Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota). 
 
 
“Tem que ver juros e orçamento. Não adianta condição boa se não tem verba. Do anúncio até o recurso estar operacional demora um pouco. Então aguardamos para ver as condições e, assim, poder projetar os próximos meses”, ressalta o dirigente.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Destino da Terra e causas das misérias humanas'

“Admira-se de encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, concluindo-se quão deplorável é a espécie...

 
 
 
 
Sitevip Internet