Notícias / Saúde

03/06/20 às 16:27

Saúde indígena - Lei que prevê plano emergencial para o enfrentamento da Covid-19 nos territórios indígenas é aprovado pela AL

“A proposição assegura a garantia de direitos sociais, bem como com medidas específicas de vigilância sanitária e epidemiológica para prevenção do contágio e da disseminação”.

Diego Saporski, da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Saúde indígena - Lei que prevê plano emergencial para o enfrentamento da  Covid-19 nos territórios indígenas é aprovado pela AL

Foto: Angelo Varela / AL

O projeto de lei 308/2020 é de autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB) e passou pela segunda votação da assembleia legislativa de Mato Grosso na última semana de maio. A proposição que agora aguarda análise do executivo prevê um plano emergencial de enfrentamento ao coronavírus por meio de garantias sociais, bem como medidas específicas de vigilância sanitária e epidemiológicas.

De acordo com a lei, os Povos Indígenas devem ter seus direitos e sua dignidade respeitados, considerando-se sua condição de grupo em situação de vulnerabilidade em emergências como pandemias e epidemias, que exigem isolamento temporário e acesso a recursos hospitalares especializados.

Em justificativa o deputado -fala sobre o crescimento dos casos de coronavírus em todo o país, “...Conforme apresentado, diante do aumento dos casos confirmados no Brasil, é necessário ter políticas públicas específicas para os Povos Indígenas, pois o modo de vida comunitária e a falta de estrutura para atendimento de saúde pode facilitar a rápida disseminação do vírus em seus territórios. Ademais, considerando que os casos graves demandam atendimento hospitalar especializado, faz-se urgente a antecipação das medidas que irão garantir aos indígenas o acesso aos recursos e equipamentos necessários...”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet