Notícias / Meio Ambiente

03/06/20 às 16:00

Ibama multa responsáveis por mutilar cauda de baleia Jubarte

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ibama multa responsáveis por mutilar cauda de baleia Jubarte

Foto: Assessoria

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuou nesta quinta-feira (28/5) os responsáveis pela embarcação que mutilou a cauda de uma baleia jubarte em rota migratória próxima a costa de Santa Catarina, resultando na morte do animal. Foram lavrados quatro autos de infração. O proprietário e o mestre da embarcação respondem por matar animal da fauna brasileira em extinção e por pescar em período proibido. O barco foi apreendido.

O ilícito ambiental foi divulgado por vídeo que circula nas mídias sociais desde o último domingo (24/05). Os infratores foram identificados pelo Ibama, em parceria com a Polícia Federal (PF), a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A vistoria preliminar no barco ocorreu no porto de Itajaí (SC) na manhã da quarta-feira (26/5), onde atracou na noite anterior. A embarcação foi retirada da água e levada para a marina da cidade para inspeção, onde permanecerá sob a guarda do Instituto até o fim do processo administrativo.

A embarcação envolvida no incidente é estruturada para pesca de camarão e não estava autorizada a executar a atividade, devido ao defeso da espécie, que se estende até 31 de maio.
 
 
 
Sitevip Internet