Notícias / Água Boa

01/06/20 às 10:18 / Atualizada: 01/06/20 às 10:48

Água Boa será a primeira cidade do vale Araguaia a ter grupo de resgate de animais selvagens

Água Boa será a primeira cidade do vale Araguaia a ter grupo de resgate de animais selvagens

Tatu flagrado pelo AguaBoaNews em frente ao Hospital Vale do Araguaia

Foto: AguaBoaNews

O deputado estadual Silvio Fávero no dia 28 de maio de 2020, fez uma indicação ao Governo do Estado de Mato Grosso solicitando recursos para a criação de Grupo/Brigada de resgate de animais silvestres em Água Boa.

A propositura legislativa tem o objetivo de obter recursos financeiros para o treinamento em captura de animais silvestres por Policiais Civis, Militares e servidores do CODEMA, bem como aquisição de equipamentos especializados.

“A indicação da criação do Grupo de resgate e um projeto idealizado e solicitado pelo Policial Civil Aurélio Mendanha, que por meio de oficio nos procurou informando as ocorrências na cidade, inclusive, relatando a forma improvisada para resgatar os animais”, destaca Fávero no documento.

De acordo com a indicação do parlamentar, a criação do Grupo ajudara a formar resgatistas com técnicas de contenção e manejo, utilizando recursos adequados para esse tipo de operação como cambão, puçá, gaiolas, trajes e outros.


Tatu flagrado pelo AguaBoaNews em frente ao Hospital Vale do Araguaia - Foto: AguaBoaNews

Indicação do Deputado Silvio Fávero

Estado de Mato Grosso
Assembleia Legislativa
Despacho
Autor: Dep. Silvio Fávero

Indica ao Exmo. Senhor Governador do Estado, MAURO MENDES FERREIRA, com cópias para as Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA e Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP, a necessidade de viabilizar recursos financeiros para criação de um grupo/brigada de resgaste de animais silvestres em Água Boa.

Nos termos do art. 160 e seguintes da consolidação do regimento Interno desta Casa de Leis, requer à Mesa Diretora, depois de ouvido o soberano Plenário, que encaminhe expediente indicatório ao Governador do Estado de Mato Grosso, Exmo. Sr. MAURO MENDES FERREIRA, com cópias para as Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA e Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP, a necessidade de viabilizar recursos financeiros para criação de um grupo/brigada de resgaste de animais silvestres em Água Boa.

JUSTIFICATIVA

Trata-se de proposição legislativa tem como objetivo indicar a necessidade de viabilizar recursos financeiros para criação de um grupo/brigada de resgaste de animais silvestres, bem como para a aquisição de equipamentos e treinamentos dos Policiais Civis, Policiais Militares e CODEMA do município de Água Boa, para realizar o resgate adequado desses animais.

A presente indicação visa atender à solicitação do Senhor Aurélio Mendanha, Policial Civil e Diretor da Sinpol Regional de Água Boa.

O município de Água Boa necessita urgentemente da criação de um grupo de resgaste, haja vista, seguidamente animais silvestres são resgatados nos bairros da cidade. Por exemplo, nos dias 24 e 25 de maio, consecutivamente, foram resgatados dois tamanduás bandeiras pelo Senhor Aurélio, sem utilizar nenhum equipamento adequado para o resgate.

Dessa forma, a criação do grupo ajudaria a formar resgatistas com técnicas de captura e manuseio desses animais, contando com recursos adequados como, pulsar, gaiolas de transporte e outros equipamentos necessários para resgatar animais silvestres em situação vulnerável.

Pelo exposto, espero pela aprovação da presente indicação pelo Plenário desta Casa de Leis e posterior
atendimento pelo Poder Executivo.

Edifício Dante Martins de Oliveira

Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 28 de Maio de 2020

Silvio Fávero
Deputado Estadual

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet