Notícias / Policial

28/05/20 às 10:42

2 mil toneladas de sementes de soja apreendidas no MT

Operação foi feita por Auditores Fiscais Federais Agropecuários

Agrolink -Aline Merladete

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
2 mil toneladas de sementes de soja apreendidas no MT

Foto: Divulgação

Entre  os dias 25 e 26 de maio, Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) do estado de Mato Grosso encontraram 78 lotes de sementes de soja irregulares de um mesmo cultivar em auditoria. As 2.337 toneladas de sementes foram produzidas e beneficiadas em áreas não registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A fraude prejudica o produtor rural que adquire o material, de baixa qualidade, comprometendo a sanidade e produtividade da lavoura.

“A fraude foi constatada quando os fiscais encontraram, em uma gaveta, um bloco com registros de cargas provenientes de um local diferente do que constava nas inscrições de campo do produtor”, conta o Affa Júlio César Alves de Lima. “Esse tipo de fraude é grave, porque quem adquire o produto compra gato por lebre. Nos campos de sementes registrados, há o acompanhamento de um responsável técnico que vistoria o local, faz recomendações e controle de qualidade de todas as etapas de produção, garantindo uma boa germinação”, continua. Participou da operação ainda o Affa Luiz Henrique Gonçalves.

 
 
O estabelecimento fiscalizado foi autuado e responderá processo administrativo, podendo responder também processo judicial por fraude e danos ao consumidor, com multa que pode chegar a mais de R$ 11 milhões. Os lotes de sementes tiveram sua comercialização suspensa e poderão ser destinados ao comércio de grãos para uso como ração, evitando que chegue aos produtores rurais como sementes de baixa qualidade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet