Notícias / Nacional

27/05/20 às 12:28

Deflação - Prévia da inflação registra redução de preços de 0,59% no mês de maio

Essa é a menor variação mensal do IPCA-15 desde o início do Plano Real, em 1994

Repórter Alexandre Penido

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Deflação - Prévia da inflação registra redução de preços de 0,59% no mês de maio

Foto: Divulgação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou deflação (queda de preços) de 0,59% neste mês de maio. Essa é a menor variação mensal do IPCA-15 desde o início do Plano Real, em 1994. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a variação é menor do que a observada em abril deste ano, - 0,01%. A redução supera também o índice calculado em maio do ano passado que registrou queda de 0,35%.

Com o resultado de maio, o IPCA-15 acumula taxas de inflação de 0,35% no ano e de 1,96% em 12 meses.

Dos produtos e serviços pesquisados, cinco apresentaram deflação em maio. Os transportes registraram a maior queda de preços (-3,15%) e foram os principais responsáveis pelo resultado do IPCA-15 neste mês.

Os preços dos combustíveis recuaram 8,54%, influenciados pela gasolina (-8,51%). O etanol reduziu 10,40%, o óleo diesel, 5,50% e o gás veicular, 1,21%.

Outros produtos que apresentaram deflação foram os de habitação (-0,27%), vestuário (-0,20%), saúde e cuidados pessoais (-0,13%) e despesas pessoais (-0,09%).

Para mais informações acesse: www.ibge.gov.br 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Destino da Terra e causas das misérias humanas'

“Admira-se de encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, concluindo-se quão deplorável é a espécie...

 
 
 
 
Sitevip Internet