Notícias / Meio Ambiente

25/05/20 às 22:07

Operações aéreas de combate a incêndios florestais completam 6 anos em MT

TC BM Gledson

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Operações aéreas de combate a incêndios florestais completam 6 anos em MT

Foto: Assessoria

O Grupo de Aviação Bombeiro Militar foi criado pela Lei Complementar 404 de 30 de junho de 2010 e regulamentado por meio do Decreto Estadual n° 2.295 de 14 de abril de 2014. Este decreto dispõe sobre a estrutura e organização básica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, onde o GAvBM está subordinado ao Batalhão de Emergências Ambientais – BEA.

A partir do Projeto Bombeiros Florestais que culminou na captação de cerca de 16 milhões do Fundo Amazônia houve a aquisição das 2 (duas) aeronaves do tipo Air Tractor 802 F que foram entregues no dia 21/04/2014. A utilização dessa tecnologia de combate aéreo em incêndios florestais ocorre por diversos países do mundo, sendo bastante efetiva. O GAvBM possui a atribuição de fazer gestão dos recursos aéreos a serem empregados em operações de combate a incêndios florestais. O emprego dessa unidade ocorre quando a resposta de 1º nível das Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (Gcif’s) são insuficientes para controle e extinção dos incêndios, havendo a necessidade de mais instrumentos para reforço ao combate, levando em consideração o acesso dos recursos terrestres, estrutura de abastecimento, condições das pistas de pouso e sua distância dos incêndios.

Além das ações de resposta, o GAvBM pode ser empregado em atividades de monitoramento de incêndios florestais e fiscalização de crimes ambientais. Após 6 anos do recebimento das aeronaves,  foram executadas 814,6 horas de voo em operações nas aeronaves de combate, onde maior parte dessas horas foram empregadas em missões de combate aéreo a incêndios florestais no estado de Mato Grosso e em outros estados.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Ronivaldo Lemos

Médico todo dia

Muito cedo eu tomei a decisão de ser médico. Estudei muito para entrar na Universidade Federal de Mato Grosso e me esforcei igualmente para me formar. Ali, nos corredores do Hospital Universitário, eu reafirmava todos os dias a...

 
 
 
 
Sitevip Internet