Notícias / Saúde e Ciência

20/05/20 às 15:30

Conselho Regional de Farmácia orienta sobre testes rápidos da Covid-19 em Farmácias e Drogarias

Soraya Medeiros

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Conselho Regional de Farmácia orienta sobre testes rápidos da Covid-19 em Farmácias e Drogarias

Foto: Assessoria

Diante da pandemia do novo Coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma Resolução (RDC nº 377/2020), permitindo que farmacêuticos apliquem os testes rápidos (ensaios imunocromatográficos) que detectam os anticorpos produzidos pelo corpo para combater o Covid-19, indicando assim que a pessoa está infectada.

A Resolução diz que a medida foi tomada por conta da emergência na saúde pública e que é uma decisão de caráter temporário e excepcional. Por isso, a medida tem validade até que acabe a situação de emergência no Brasil por conta da pandemia.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso, Iberê Ferreira da Silva Junior destaca que esta iniciativa é muito importante para ampliar o acesso aos testes e evitar aglomerações nas unidades de saúde. “Assim, diminuiremos a procura da população pelos estabelecimentos de saúde da rede pública apenas para conhecimento do status imunológico da Covid-19”, avalia.

O estabelecimento que oferecer o teste rápido da Covid-19 deverão adotar as diretrizes, protocolos e orientações estabelecidas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, tais como:

·         Seguir as Boas Práticas Farmacêuticas, nos termos da RDC 44/2009 e das diretrizes da RDC 377/2020;
·         Ser realizado por farmacêutico treinado;
·         Utilizar os dispositivos devidamente regularizados junto à Anvisa;
·         Garantir registro e rastreabilidade dos resultados;
·         Delimitar fluxo de pessoal e áreas de atendimento, em espera e pagamento diferentes para os usuários que buscam os serviços de teste rápido em relação aos que buscam os outros serviços na farmácia.

Saiba mais sobre a nota técnica clicando aqui.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Espada de são jorge, pimenta, ferradura...

Para quem não conhece como funcionam as energias, pode ser pego de surpresa por alguns acontecimentos, afinal não é porque não acreditemos em certas coisas que elas não...

 

Enquete

Quem você gostaria que fosse o próximo presidente do Brasil

 
 
 
Sitevip Internet