Notícias / Nacional

17/05/20 às 15:27 / Atualizada: 17/05/20 às 15:52

Volkswagen Gol, o carro mais vendido da história do Brasil, completa 40 anos

Hatch ainda tem os feitos de maior produção e maior exportação; modelo foi lançado em 1980 para substituir o Fusca

Portal G1

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Volkswagen Gol, o carro mais vendido da história do Brasil, completa 40 anos

SUCESSO: Em 1980, a VW do Brasil lançava o Gol para ser o sucessor do Fusca.

Foto: Divulgação/Volkswagen

Em maio de 1980, a Volkswagen lançava o Gol, como uma espécie de sucessor do Fusca.

Hoje, 40 anos depois, o Gol não apenas segue sendo produzido e vendido, como quebrou os recordes do próprio Fusca. Ele é o carro mais vendido, produzido e exportado da indústria brasileira.



Volkswagen Gol 2019 — Foto: Marcelo Brandt/G1
 
Até abril, foram exatas 8.342.260 unidades produzidas no Brasil, 6.952.153 exemplares vendidos e outros 1.515.305 exportados, para 69 países.
 
Dos 40 anos de vida, o Gol foi o carro mais vendido do Brasil em 27 deles, de forma consecutiva, entre 1987 e 2013. Perdeu o reinado para o Palio, em 2014, e jamais conseguiu alcançar o posto novamente.
 
Famoso pelas inovações

ESPORTIVO: Gol GTI lançado em 1988, foi o primeiro veículo esportivo produzido no país a contar com injeção eletrônica.
 
Ao longo dos anos, o Gol ficou conhecido, porque, além dos números robustos nas vendas, foi responsável por introduzir novas tecnologias. Em 1988, o esportivo Gol GTI foi o primeiro veículo produzido no país a contar com injeção eletrônica.
 
Em 2003, 15 anos depois, o Gol foi o primeiro automóvel flex do Brasil. Seu motor 1.6 era capaz de beber etanol e gasolina, misturados em qualquer proporção.


Primeiro modelo com motor bicombustível, um VW Gol 1.6, surgiu em 2003 — Foto: Divulgação
 
Poucos anos antes, se antecipou às tendências atuais do turbo, ao oferecer um motor 1.0 sobrealimentado. No entanto, como a tecnologia ainda não estava tão consolidada, acabou saindo de linha pouco tempo depois.
 
A última grande novidade do Gol foi a adoção do câmbio automático, em 2018, anos depois de os rivais começarem a oferecer a opção.
 
Em 2019, o Gol foi o quinto carro mais vendido do Brasil, com pouco mais de 80 mil exemplares. Ele não tem uma nova geração desde 2008. De lá pra cá, recebeu diversos “tapas” no visual.
 
Mas acabou ficando para trás diante de rivais mais modernos. Ainda que careça de novidades, a transmissão ajudou a alavancar as vendas, bem como a força do nome.
 
Séries especiais e família


Volkswagen Voyage LS 1981 — Foto: Camilo Fontana/G1
 
A base do Gol também serviu para aumentar a família. Além do hatch, a Volkswagen criou a picape Saveiro, que acompanha o Gol desde a primeira geração, o sedã Voyage, que, após um hiato, retornou em 2008 e a perua Parati, que deixou de existir na última troca de gerações.
 
Por pouco, não houve um subcompacto, fruto do projeto BY, que a própria marca mostrou um protótipo em novembro do ano passado.
 
Além disso, o Gol também é famoso pela enorme quantidade de edições especiais, desde as esportivas, GTI, GTS, GT, passando pelas aventureiras Rallye e Track e as comemorativas, Copa, Seleção e Vintage, por exemplo.
 
Veja abaixo uma linha do tempo do Gol


 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Miguel Vaz Ribeiro

Ferrogrão: do sonho à realidade

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) finalmente protocolou o projeto de concessão da EF-170 no Tribunal de Contas da União (TCU). Este é o projeto da tão sonhada Ferrogrão, a ferrovia que...

 
 
 
 
Sitevip Internet