Notícias / Meio Ambiente

10/05/20 às 18:41

Operação embarga área e apreende maquinário em Ribeirão Cascalheira

A ação integrada aconteceu dentro de um assentamento e flagrou o desmatamento em floresta nativa. Foi aplicada multa de R$ 200 mil

Elisa Coelho, Querência News com assessoria Sema

Imprimir Enviar para um amigo
Operação embarga área e apreende maquinário em Ribeirão Cascalheira

Foto: Divulgação Sema

Uma operação integrada embargou 40 hectares e apreendeu maquinário dentro de um assentamento, em Ribeirão Cascalheira. A interdição ocorreu por desmatamento em área de especial preservação. A ação conjunta teve participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Bombeiros Militar e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

A equipe flagrou o desmatamento em floresta nativa no dia 6 de maio. Foi aplicada uma multa de R$ 200 mil e apreendidos um trator esteira, um implemento denominado empurrador florestal, um assoprador e uma bomba de lubrificação.

Foram desmatados 61 hectares dentro do Bioma Amazônico e a estimativa era que o desmatamento atingisse aproximadamente 80 hectares com previsão de preparação para enleiramento e, posteriormente, queimada do material lenhoso. A apreensão do maquinário evitou a continuidade da degradação.

Atividade essencial

As atividades de fiscalização ambiental, que incluem as ações de monitoramento e controle de crimes ambientas como desmatamento e exploração florestal ilegais, pesca predatória, caça ilegal, poluição causara por empreendimentos, dentre outros, seguem em pleno funcionamento durante a pandemia do Covid-19.
De acordo com artigo 8° do decreto Estadual 432/2020, a fiscalização ambiental é considerada atividade essencial no Estado. Ao se deparar com crimes ambientais, o cidadão pode fazer denúncias pelo 0800 65 3838 ou via aplicativo MT Cidadão (disponível para IOS e Android).

Monitoramento Diário

Desde 2019, por meio da Sema, o Estado de Mato Grosso é beneficiário da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal (ferramenta) adquirida pelo Programa REM, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), com recursos da Alemanha e Reino Unido.

Além das imagens diárias de alta resolução espacial, são disponibilizados alertas semanais de desmatamento e degradação da vegetação em toda a área do Estado. Os alertas permitem detectar desmates a partir de um hectare e acompanhar a alteração da cobertura vegetal de forma rápida e precisa.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Pessoas de lua'

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que podem ser colegas de trabalho ou até parentes e residentes na mesma morada que dizem: “hoje eu não estou nos meus dias”; “hoje não estou...

 

Enquete

Quem você gostaria que fosse o próximo presidente do Brasil

 
 
 
Sitevip Internet