Notícias / Água Boa

29/04/20 às 12:05

Delegado da PF fala sobre invasão e venda de área da União em Água Boa

Segundo delegado, existe a possibilidade de novas prisões nos próximos dias

Fernanda Moraes, Semana 7

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Delegado da PF fala sobre invasão e venda de área da União em Água Boa

Foto: Semana 7

O delegado da Polícia Federal, Murilo de Oliveira Freitas, em entrevista no final da tarde de terça-feira (28), concedeu maiores detalhes acerca da prisão de dois acusados de invadir terra pública da União, localizada a 120 km de Água Boa. Os indivíduos foram detidos no interior da propriedade.

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou as investigações com a instauração de inquérito civil público, a partir de denúncias de invasão liderada pela dupla, o que resultou em Ação Civil Pública (ACP). 

A Fazenda Nacional foi desapropriada pelo valor de R$ 37.3 milhões, e emitida na posse do Incra em 2018, porém não houve a normatização, coordenação e supervisão das atividades de seleção de famílias, de promoção do acesso à terra e de criação de projetos de reforma agrária, fato que ensejou o ato ilícito da invasão.

Reportou-se, ainda, que as invasões causam múltiplas consequências, tais como a divisão de lotes em desacordo com a política de reforma agrária, comercialização de lotes, desmatamentos irregulares, reconcentração de terras e a inviabilização do processo de seleção dos beneficiários, pelo Incra.

Nesse sentido, a Justiça Federal reconheceu que “a conduta dos réus está causando a expansão irregular da posse da Fazenda Nacional, como também há potencial de surgimento de conflito agrário na região, visto que, conforme os áudios juntados aos autos”.

Segundo o delegado Murilo de Oliveira, houve a incitação para que seja ocupado o imóvel, fazendo os participantes crerem na falsa promessa de que serão beneficiados pelo programa de reforma agrária, em tese, determinada pelo Incra, acaso estejam na posse do imóvel.

De acordo com o delegado, outras ações policiais estão sendo realizadas no local e em outras terras públicas da circunscrição da Delegacia da Polícia Federal de Barra do Garças e que existe e possibilidade de outras prisões nos próximos dias.

“As investigações seguem em andamento, com vistorias no local, como foi feita na terça-feira. A Polícia Federal estará nas fazendas realizando todas essas diligências e todas as pessoas que se encontrarem na situação de cometimento de crime, serão conduzidas, como determina a legislação vigente”, disse.

O delegado ressalta o compromisso da Polícia Federal com a comunidade e informou que as investigações continuarão até que os casos sejam encerrados, da melhor forma possível. 










Fotos: Assessoria PF

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet